Governo do Estado do Espírito Santo

Licenciamento Simplificado

Os serviços do Licenciamento Ambiental Simplificados devem ser solicitados pelo Iema Digital - Sistema de Licenciamento Ambiental, conforme Instrução Normativa nº 004-N, de 01 de Fevereiro de 2023. O Sistema, além de facilitar e agilizar o atendimento à sociedade, também traz mais celeridade, transparência e rastreabilidade em todas as etapas do processo.

As atividades enquadradas no licenciamento ambiental por procedimento simplificado estão estabelecidas na Instrução Normativa nº 012-N/2016, Instrução Normativa nº 015-N/2020 e o Anexo II ( IN nº 002-N/2023).

Dentre os serviços disponíveis estão: Licenciamento Ambiental por procedimento simplificado (Licença Ambiental por Adesão e Compromisso - LAC e Licença Ambiental Única - LAU) e Dispensa de Licenciamento Ambiental.

Para acessar o Sistema de Licenciamento Ambiental é preciso ter uma conta no Acesso Cidadão. Caso ainda não possua, o cadastro é fácil e rápido. Se preferir, acesse mais instruções neste vídeo orientativo.

Após o registro no Acesso Cidadão, com o mesmo login e senha, poderá ser feito o cadastro no Sistema de Licenciamento Ambiental.

Atenção: É necessário que todas as pessoas físicas que estarão associadas ao processo de licenciamento (empreendedor, responsável legal, responsável técnico e outros) estejam devidamente cadastradas no sistema.

Clique para acessar

Em caso de dúvidas, acesse o manual do sistema

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail helpdesk@iema.es.gov.br

< Voltar ao menu inicial

Atualizado em 26.03.2024
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard