Solicitação de CNDA

Para os requerimentos de Certidão Negativa de Débitos Ambientais - CNDA deverão ser adotados os seguintes procedimentos:

1. FAÇA A SOLICITAÇÃO DE CNDA

O acesso ao sistema do Processo Digital, para a “Solicitação de CNDA” deverá ser realizado por meio do Acesso Cidadão.

Acessando o www.acessocidadao.es.gov.br no menu principal, clique em ”+Criar uma conta”, onde deverá criar uma conta,


Na tela seguinte, deverá informar o CPF do usuário que está realizando o cadastro, e clicar em ”Próxima Etapa”.


Ao verificar que o seu CPF não possui cadastro, você será levado para a tela seguinte e poderá decidir se quer começar o cadastro usando os dados de uma rede social ou se prefere fazer um novo cadastro completo.

Após realizar o seu cadastro no Acesso Cidadão, você estará apto a entrar no sistema de Processo Digital, acessando www.processodigital.es.gov.br, devendo realizar o seu login.

Assim que logar, você terá acesso ao sistema de Processo Digital.

Para a solicitação de CNDA, deverá clicar o menu principal, em ”Processos” > ”Abrir” e, na tela seguinte, em ”Emissão CNDA”

Agora você deverá preencher o requerimento de CNDA com as informações solicitadas e fazer o pagamento do DUA.

Preencha e revise os campos e garanta que os documentos anexados estejam legíveis e de acordo com o que foi pedido.

A Certidão Negativa de Débitos Ambientais (CNDA) será emitida digitalmente e pode ser baixada diretamente no site do Processo Digital.

A consulta de CNDAs emitidas poderá ser feita na página: https://processodigital.es.gov.br/bpm/app/public/consultaDocumentos


2. PRINCIPAIS DÚVIDAS

1. Caso não tenha todas as informações necessárias, posso preencher o requerimento e terminar outro dia?
O requerente tem a opção de salvar a sua solicitação, caso deseje. Neste caso, o processo não será formalizado, mas as informações já inseridas serão salvas. Para tanto, preencha as informações e clique no ícone disquete para salvar. Para voltar a editar, basta entrar no sistema, identificar o processo e abri-lo.

2. Como posso acompanhar o status do meu requerimento?
Para acompanhar status, basta clicar em ”Abertos”, na seção ”Minha Área” no sistema de Processo Digital. Caso haja necessidade de complementação de informações por parte do empreendedor, o processo aparecerá automaticamente em ”Minhas Pendências” e o requerente terá até 30 dias para se regularizar ou solicitar prorrogação, após, o processo será automaticamente indeferido. Atualizações de status também serão informadas por e-mail (informado no Acesso Cidadão)

3. Como receberei a minha CNDA?
Se após a conclusão da análise por parte do IEMA o processo for deferido, o empreendedor receberá um e-mail, informando que o seu requerimento foi aprovado e sua certidão já está disponível no site de Processo Digital.

Informações poderão ser obtidas na Assessoria de Documentação, pelo telefone (27) 3636-2515.

Tópicos:
CNDA, emissão, atendimento
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