Governo do Estado do Espírito Santo

Qualidade do Ar - Relatórios e estudos

Página Inicial

Relatórios de Qualidade do Ar

Desde o ano de 2002, o Iema divulga o Relatório Anual de Qualidade do ar da região da grande Vitória.

O Relatório de Qualidade do Ar apresenta uma análise detalhada da qualidade do ar da RGV, a partir das informações geradas pelas duas redes operadas pelo Iema: a Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar (RAMQAr) e a Rede Manual de Partículas Sedimentáveis (RMPS). Juntas, essas redes permitem um diagnóstico técnico abrangente sobre a presença e o comportamento dos principais poluentes atmosféricos que impactam a grande Vitória.

A publicação deste relatório também atende ao que estabelece a Lei Federal nº 14.850/2024, que institui a Política Nacional de Qualidade do Ar e define como atribuição dos Estados a produção anual de informações sobre a evolução da qualidade do ar em linguagem clara e acessível.

Relatório Simplificado da Qualidade do Ar de 2024 da Região da Grande Vitória.

Relatórios
2024 2023 2022 2021 2020
2019 2018 2017 2016 2015 2014
2013 2012 2011 2010 2009 2008
2007 2006 2005 2004 2003 2002

Relatório de Emissões Veiculares

O Relatório de Emissões Veiculares da região da grande Vitória fornece um panorama detalhado das emissões veiculares com base nos dados do ano de 2023 a partir das informações obtidas em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran), utilizando-se de metodologia consolidada, de modo a viabilizar não somente as estimativas das emissões provenientes de fontes móveis (veículos leves, motocicletas e pesados), como também oferecer subsídios para a criação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ar na região da grande Vitória.

Clique aqui e acesse o Relatório de Emissões Veiculares - Ano Base 2023.

Relatório Simplificado de Emissões Veiculares da Grande Vitória -  Ano Base 2023.

Inventário de Fontes

A qualidade do ar é influenciada por fatores como fontes de poluição, topografia e condições atmosféricas. No Espírito Santo, o Plano Estratégico de Qualidade do Ar (PEQAr), criado pelo Decreto Estadual n.º 3463-R/2013, visa melhorar gradualmente a qualidade do ar, alinhando-se às diretrizes da OMS. Um dos principais instrumentos desse plano é o Inventário de Fontes de Emissões Atmosféricas, que identifica e quantifica as fontes poluidoras em uma região. Esse inventário é essencial para orientar políticas públicas e programas de controle da poluição, permitindo a definição de limites de emissão e o uso de modelos de dispersão para estimar impactos na concentração de poluentes.

Diretrizes Técnicas para Elaboração de Inventários de Fontes.

Inventário de Fontes
0000 0000 2015 2010 2005 1998

Estudo de Caracterização da Poeira Sedimentável

O material particulado é um poluente atmosférico que pode causar sérios danos à saúde humana e animal, especialmente aos sistemas respiratório e cardiovascular. A gravidade dos efeitos depende da concentração, do tamanho e da composição química das partículas — quanto menores, mais profundamente penetram no sistema respiratório. As partículas variam de 0,005 μm a mais de 100 μm e sua composição determina o tipo de dano causado.

A poeira sedimentável pode ser entendida como material particulado grosseiro e de grandes dimensões que por este motivo depositam-se nas superfícies causando incomodo a população atingida comprometendo, assim, o pleno uso de seus bens e a sensação de bem-estar das comunidades.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera também o incômodo da poeira sedimentável como um problema de saúde e poluição do ar, e seu conhecimento e monitoramento deve ser realizado de forma sistemática de modo a permitir a adoção de medidas de controle das fontes de emissão. Por isso, é essencial quantificar e analisar quimicamente essa poeira na Região da Grande Vitória para identificar suas fontes e promover uma gestão ambiental eficaz.

Diante do exposto, foi realizado o Estudo de Caracterização e Quantificação de Partículas Sedimentadas na Região da Grande Vitória em 2011, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com o intuito de quantificar, caracterizar e identificar as fontes responsáveis pelas partículas sedimentadas na Região.

Estudo de Caracterização das Partículas Sedimentadas na Região Grande Vitória – 2011.

Guia da Qualidade do Ar

O Guia da Qualidade do Ar tem como objetivo informar e esclarecer a população do Estado do Espírito Santo sobre a influência da poluição do ar na qualidade de vida dos cidadãos, o panorama da qualidade do ar na Região Metropolitana da Grande Vitória, onde as estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar estão localizadas, e também sobre as políticas, normas e ações de prevenção que fazem parte da gestão da qualidade do ar, com objetivo de combater e reduzir as emissões de poluentes e dos efeitos da degradação do ambiente atmosférico, a fim de garantir o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade do ar e, consequentemente, da qualidade de vida da população na região.

Clique aqui e acesse o Guia da Qualidade do Ar.

Atualizado 06.11.2025
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard