Governo do Estado do Espírito Santo

Qualidade do Ar

Inventário de Fontes - 2015

O desenvolvimento do Inventário de Emissões Atmosféricas da Região da Grande Vitória (ano base 2015) teve o envolvimento de diversos atores, sendo eles:

  • Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA (Órgão provedor de informações e gestor do projeto);
  • EcoSoft Consultoria e Softwares Ambientais (Empresa executora do trabalho);
  • Fundação Espírito-Santense de Tecnologia - FEST (Entidade avaliadora da metodologia empregada e dos resultados obtidos);
  • Empresa Tetra Tech Inc. (Auditora externa independente).

A filosofia básica de execução deste trabalho consistiu em usar as melhores informações disponíveis para caracterização das emissões atmosféricas, levando em consideração as limitações de recursos existentes. Sempre que as fontes de emissões apresentassem dados de monitoramento disponíveis, sua utilização foi priorizada. Nas situações em que dados de monitoramento eram inexistentes, buscou-se utilizar modelos de estimativa de emissão notadamente reconhecidos internacionalmente, preferencialmente utilizando as recomendações da Agência Norte Americana de Proteção Ambiental (USEPA) apresentadas no documento AP-42 - Compilation of Air Pollutant Emission Factors. Entretanto, em alguns casos, quando as diretrizes da AP-42 não puderam ser aplicadas, foram utilizadas abordagens alternativas, buscando manter o maior nível possível de confiabilidade nas estimativas.

O inventário de 2015 foi pioneiro em relação ao grau de detalhamento empregado nos critérios para a sua elaboração, bem como representa um grande avanço na consolidação metodológica para realização de inventários. Todo trabalho foi desenvolvido buscando a coerência com as recomendações nacionais e internacionais no que diz respeito à contínua revisão e metodologia usada, bem como na sua atualização em termos de fatores de emissão e dados das atividades relacionadas.

  Inventário de Fontes de Emissões Atmosféricas - 2015 - PDF

  Anexo A - Memorial de Cálculo

  Avaliação Técnica da Metodologia e dos Resultados Apresentados - PDF

  Relatório de Verificação de Atendimento à Metodologia - PDF

Atualizado em 10/06/2019

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard