Governo do Estado do Espírito Santo
21/02/2020 10h55 - Atualizado em 21/02/2020 10h56

Parques estaduais funcionam normalmente durante o Carnaval

Foto: Iema/Divulgação

Para quem deseja curtir o feriado de Carnaval em contato com a natureza, uma boa opção são os parques estaduais, que funcionarão normalmente neste período. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) atualmente gerencia 17 Unidades de Conservação (UC) estaduais, compostas por seis Áreas de Proteção Ambiental (APA), seis Parques Estaduais, uma Reserva Biológica, dois Monumentos Naturais (MoNa), uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) e uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS).

As Unidades de Conservação estão abertas à visitação, sendo que a Reserva Biológica de Duas Bocas, em Cariacica, recebe apenas grupos programados de estudantes para atividades de educação ambiental. A Área de Relevante Interesse Ecológico Morro da Vargem, onde está abrigado o Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem, em Ibiraçu, também tem restrição ao público. As visitas são agendadas sempre aos domingos.

Todos os Parques Estaduais e a RDS Concha D´Ostra estão estruturados com sede própria para receber visitantes. Com relação aos dias de visitação, apenas os Parques Estadual Mata das Flores e a RDS Concha D´Ostra não estão abertos aos sábados e domingos, porém, os demais Parques estão abertos todos os dias, das 8h às 17h. 

“Os parques estaduais vêm sendo cada vez mais procurados pela população por serem espaços capazes de ofertar mais qualidade de vida. Assim, vamos manter os horários de funcionamento desses locais durante o Carnaval para atender ao público, que aprecia o turismo de aventura e uma programação mais leve junto à natureza com amigos e família”, considera o coordenador das unidades de conservação do Iema, Walter Dietrich.

Regras de uso

Ao frequentar uma unidade de conservação, o público deve estar atento às regras de uso, uma vez que esses locais primam pela preservação do meio ambiente. Sendo assim, estão proibidas práticas, como acampar, jogar lixo, passear com animais de estimação, fazer fogo e churrasco, cortar a vegetação, retirar animais e espécies marinhas, música alta e pesca.

“Promovemos o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais, protegendo as espécies ameaçadas de extinção. Nosso trabalho contribui para a manutenção da diversidade biológica e, por isso, os parques estaduais têm diferentes graus de proteção e regras de uso”, frisa a gestora do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, Joseany Trarbach.

Saiba mais:

Parques estaduais que estarão funcionando durante o Carnaval

* Todos os dias do feriado das 8h às 17h.

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF)

Parque Estadual Forno Grande (PEFG)

Parque Estadual de Itaúnas (PEI)

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV)

Parque Estadual da Pedra Azul (PEPAZ)

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iema
Flávia Fernandes / Paulo Sena
(27) 3636-2592 / (27) 99977-1012
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard