Para estimular a redução do consumo, o reaproveitamento e a reciclagem, além da geração de emprego e renda a partir da transformação do lixo em matéria-prima, representantes de ONGs, instituições públicas, comunidade científica, sindicatos e do empresariado discutiram, durante o ano de 2010, formas de contribuir para o melhor gerenciamento dos resíduos sólidos no Estado.
O resultado desta parceria será apresentado, nesta sexta-feira (17), durante o Workshop dos Subcomitês Temáticos de Resíduos Sólidos, que será realizado na Assembléia Legislativa (Ales), em Vitória, a partir das 9 horas. Na ocasião, os representantes do Comitê Gestor de Resíduos Sólidos (Cogeres) discutem sobre as ações elencadas pelo grupo que poderão ser colocadas em prática a partir do próximo ano.
Formado por 72 instituições que representam a sociedade civil organizada, poder público e setor empreendedor, o Comitê funciona como um fórum permanente para as discussões sobre a questão dos resíduos sólidos. Durante este ano, cada um de seus subcomitês, divididos de acordo com o tipo de resíduo gerado por diferentes setores produtivos, apontou as principais dificuldades encontradas e elaborou um Plano de Ação para 2011.
Novas Normas Instrutivas (INs), projetos de incentivo fiscal para reciclagem, revisão de nomenclaturas, criação de associações para a coleta e destinação adequada dos resíduos, entre outras propostas constituem os Planos e serão apresentadas durante o evento.
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3636-2592/9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com