Acontece na sede do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), nesta terça-feira (29), o primeiro workshop para discutir sobre a criação de novas Unidades de Conservação (UCs) estaduais.
O evento faz parte de atividades de comemoração dos 20 anos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, onde estão incluídas todas as UCs do Espírito Santo. O objetivo é definir áreas prioritárias apontadas pelo Iema para criação das novas UCs, além de debater estratégias preventivas de proteção.
A acão é promovida pelo Iema em parceria com o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CE-RBMA). As atividades começam às 9 horas, na sede do Iema, na BR 262, KM 0,em Jardim América, no município de Cariacica, e tem como público alvo profissionais ligados à área.
De acordo com o analista de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Iema, Everaldo Nunes, é importante a ampla participação. “As UCs não são criadas ao acaso. Para que o poder público escolha espaços territoriais a serem especialmente protegidos, é necessário o levantamento de informações, bem como a manifestação da sociedade civil e dos órgãos públicos interessados”, explica Nunes.
Atualmente o Iema é responsável pela administração de 17 UCs, totalizando cerca de 56.200 hectares.
Unidade de Conservação
Unidades de Conservação (UCs) são espaços territoriais com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo poder público, com objetivos de conservação e com limites definidos, sob regime especial de administração, às quais se aplicam garantias adequadas de proteção.
Existem diversas categorias de UCs, cada uma com objetivos e características distintas. Em 2010, a Lei estadual n° 9462, instituiu o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), que mantém dois grandes grupos: Unidades de Conservação de Proteção Integral e Unidades de Conservação de Uso Sustentável.
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein/ Amanda Amaral
(27) 3636-2592/ 9977-1012
Texto: Adriano Lopes
meioambiente.es@gmail.com