Governo do Estado do Espírito Santo
08/08/2011 13h45 - Atualizado em 05/10/2016 17h12

Uso sustentável da palmeira juçara é discutido em palestra

Nesta quinta-feira (11) será realizada uma palestra técnica sobre a experiência no manejo da palmeira juçara no Parque Estadual da Serra do Mar (SP). O evento será no auditório Paulo César Vinha, localizado na sede do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O objetivo é mostrar os benefícios e resultados do manejo dos frutos desta planta e a produção de mudas para restauração ambiental. Representantes do projeto Corredores Ecológicos, desenvolvido no Espírito Santo pelo Iema, estiveram em São Paulo em uma visita técnica realizada entre os dias 28 e 30 de março, para conhecer a experiência do “Projeto Juçara”.

A palestra será com o engenheiro florestal João Paulo Villani, representante da Fundação Florestal de São Paulo, idealizador do “Projeto Juçara” e gestor do núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar. Villani irá falar sobre o projeto, que é desenvolvido juntamente com as comunidades do entorno do Parque.

A palmeira Juçara (Euterpe edulis) produz frutos quase idênticos ao açaí da palmeira amazônica (Euterpe oleracea), porém mais nutritivos. Entre as discussões promovidas por especialistas, está a sua produção como fonte de geração de renda. Mas, devido à exploração ilegal do palmito, atualmente, a juçara é uma das espécies mais ameaçadas da Mata Atlântica, segundo lista divulgada em 2008 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Como essa palmeira também ocorre no Espírito Santo, é interessante que a experiência seja multiplicada em território capixaba. A produção do fruto tem atraído produtores rurais para o manejo sustentável da palmeira e também como motivo para preservação das florestas, visto que a juçara só cresce bem em locais onde há mata.

O plantio é benéfico para todos os envolvidos, contribuindo para restaurar o meio ambiente e formação de corredores ecológicos. O fruto serve de alimento para animais como o tucano, a jacutinga, o porco-do-mato e a anta, que carregam sementes de diversas espécies entre os fragmentos florestais e as áreas em restauração.

A palestra é organizada pelo projeto Corredores Ecológicos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até esta terça-feira (09). Informações pelo telefone (27) 3636-2574 ou e-mail consultoria.pce.es@gmail.com. Para saber mais sobre o “Projeto Juçara”, acesse o site www.projetojucara.org.br.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
(27) 3636-2591/ 9977-1012
Texto: Linda de Abreu
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard