Na manhã desta terça-feira (3), a partir das 8 horas, 20 pacientes do Centro de Atenção Psicossocial II de Santa Mônica (Caps), Guarapari, farão uma visita ao Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), administrado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O passeio faz parte do projeto Trilha Cidadã, que já oportunizou a participação de 200 pessoas de entidades assistenciais à Unidade de Conservação (UC) de Guarapari, em 2012 e 2013.
Segundo a psicóloga do Caps, Yara Sandriny, as visitas proporcionadas pelo projeto são muito importantes, pois os membros da instituição não têm tanta oportunidade de fazer atividades fora do centro. Sendo assim, a participação deles no Trilha Cidadã é uma chance de socialização. “Todos se sentem bem tendo um contato com a natureza e se sentindo parte do mundo”, conta. É a segunda vez que o Centro de Atenção Psicossocial II participa do projeto.
O projeto Trilha Cidadã começou em 2011 e tem como objetivo potencializar a qualidade de vida por meio da relação humana com o meio ambiente. Promovidas pelo Iema, as ações do projeto nos Parques baseiam-se em um roteiro de visitação.
As trilhas interpretativas são avaliadas previamente por representantes das instituições participantes com o objetivo de identificar o percurso mais adequado para a execução das atividades a serem desenvolvidas pelos visitantes.
De acordo com Karla Fafá, psicóloga e coordenadora do Trilha Cidadã, um dos benefícios das visitas é a aproximação da sociedade com a natureza. “O projeto, por meio do Iema, dá uma abertura para que as pessoas conheçam e participem de espaços naturais como o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha”, afirma.
Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha abriga uma das mais ricas áreas de restinga ainda preservadas no Espírito Santo. Ele é parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e uma das regiões de extrema importância biológica e prioritária para a conservação ambiental.
Criado em 05 de junho de 1990, pelo Decreto Estadual No 2.993-N, tem como principal objetivo resguardar um exuberante ecossistema de restinga, constituído por uma variedade de ambientes naturais, como praias, costões rochosos, lagoas, alagados, dunas, matas de palmeiras, mata seca de restinga, formações abertas de clúsias e ericáceas, que formam um imenso mosaico de diferentes formações vegetais.
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral/Mariana Salume
(27) 3636-2591/9977-1012/ 9844- 4831
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteEs
Twitter: @meioambientees