Além dos técnicos, outra comitiva – que envolve representantes do Ministério Público, comitês de bacia e representantes da comunidade – será capitaneada pela secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Maria da Glória Abaurre para checar se o funcionamento do sistema de controle ambiental da empresa é compatível com as necessidades da sociedade capixaba.
A Baosteel se associou à Vale para criar a Companhia Siderúrgica Vitória (CSV), uma nova siderúrgica de ponta, que pretende se implantar em Anchieta. Para tanto, a região está sendo submetida a uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) para ver se a região comporta um pólo siderúrgico. Esta AAE é um processo de identificação de impactos ambientais e de alternativas de redução dos mesmos, sendo utilizada na implantação de políticas e projetos governamentais. O processo analisa a implantação do pólo antes da tomada de decisão e é uma inovação no tratamento das questões ambientais nas decisões públicas. Outra característica do processo é a participação da sociedade que, além das audiências públicas, tem participação assegurada nos conselhos que acompanham os trabalhos.
Com esses cuidados, o Governo do Espírito Santo busca garantir que os investimentos no Estado não venham a comprometer a qualidade de vida para os cidadãos capixabas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Luana Rebouças
Tels: (27)3136-3491 / 9900-0545
E-mail: asscom@iema.es.gov.br