Governo do Estado do Espírito Santo
21/11/2008 14h04 - Atualizado em 05/10/2016 16h52

Seminário reúne Governo, empresas e trabalhadores para discutir geração de emprego no Espírito Santo

O Governo do Estado, em parceria com o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Espírito Santos (PDF), realizou nesta quarta-feira (19), no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o seminário Geração de Empregos e Negócios, onde foram apresentadas ações de governo para garantir oportunidade para empresas locais em grandes empreendimentos e dadas informações de grandes companhias sobre seus projetos de engenharia.

A cerimônia de abertura aconteceu às 8h30 e contou com a participação da secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Maria da Glória Brito Abaurre e do secretário de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Givaldo Vieira. O superintendente do Sebrae, João Felício Scardua, o coordenador do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Espírito Santo (PDF) e diretor de Obras Especiais do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Espírito Santo (Sindicopes), Solano Faria Madeira, o gerente de Arranjos Produtivos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento (Sedes), Francisco Ramaldes e presidente do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (Cdemec), Fausto Frizzera fizeram parte da mesa de abertura.

Em seu pronunciamento, Maria da Glória reafirmou a necessidade de união e integração de toda a sociedade, Governo e empresas para garantir a qualidade de vida no Espírito Santo. “O órgão ambiental também busca incentivar o desenvolvimento industrial e social, mas este crescimento não pode ser a qualquer custo. Nós precisamos, e este Governo está fazendo isso, planejar. E este planejamento é feito em conjunto com a sociedade e em parceria com as empresas”, disse a secretária.

O secretário Givaldo Vieira, da Setades, destacou as ações desenvolvidas pela Scretaria. “Estamos atentos às oportunidades de trabalho que estão surgindo no Espírito Santo e queremos criar condições favoráveis para os que moram em nosso Estado possam aproveitá-las. Não que os demais trabalhadores não sejam bem-vindos, mas temos que ter capacidade de criar condições, de reunir esforços para que todos possam ganhar”, afirma Vieira.

Segundo o representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Francisco Ramaldes, “o seminário acontece em um momento importante, e muito representativo para o Estado. Vamos analisar e planejar as ações para o próximo ano”.

Palestras
A diretora presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Suelii Pasoni Tonini, ministrou um painel sobre a participação do órgão também no processo econômico. Segundo Suelli Tonini, entre as condicionantes exigidas para a instalação de um empreendimento está a contratação de mão-de-obra local, a capacitação e qualificação de profissionais e a melhoria da infra-estrutura local, por exemplo.

Na seqüência, o gerente geral de Meio Ambiente da ArcelorMittal Tubarão, Luiz Rossi, falou sobre os procedimentos da empresa para cumprir as condicionantes. E apontou como resultados a geração de mais de 1 mil novos empregos diretos e indiretos, só com a fase da expansão, na prioridade de contratação de pessoal da região, disponibilidade de mais de 100 MW de co-geração de energia, reaproveitamento de efluentes gerados na planta para uso no processo industrial (500 m3/hora de economia de água), e levantamento dos impactos socioeconômicos.

“Foram adotadas todas as medidas mitigadoras de impactos na região. Para se ter uma idéia até o número de publicidade sobre a obra foi diminuído para evitar a elevação do fluxo imigratório para o Estado, de pessoas em busca de vagas de emprego. Também é significativa a prioridade na contratação de fornecedores locais. Um exemplo recente é o projeto de expansão, que alcançou índices em que 70% das 857 empresas contratadas para fornecer bens e serviços são do Espírito Santo”, explicou Luiz Rossi.

A coordenadora do Núcleo de Econegócio do Sebrae-ES, Gláucia Zoldan relatou as estratégias para adequar as micro e pequenas empresas nas gestões ambientais. E o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracosnt) se manifestou sobre a necessidade de apoio do Governo e dos empresários para qualidade de vida dos trabalhadores.

O gerente de projetos da Aracruz Celulose, Áureo Machado Neto, expôs um roteiro de ações da companhia e afirmou que a Aracruz tem como meta atingir 80% de mão-de-obra do Espírito Santo contratada. Já a Samarco mostrou números de capacitação em que, de 2005 a 2007, foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão para qualificar aproximadamente dois mil profissionais no Estado.

A Petrobras, representada pelo gerente de Suporte Operacional da Unidade de Negócio do Espírito Santo (UN-ES), João Luiz Moraes Séder, listou seus empreendimentos em terra e nas águas do litoral capixaba. “Não só na fase de obras, mas também durante as operações, existe investimento na qualificação dos profissionais. O investimento é constante”.

No final da programação, o consultor do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Espírito Santo (PDF), Durval Vieira Freitas, apresentou um diagnóstico sobre o mercado capixaba e a participação das empresas locais nos projetos das grandes empresas. “Temos uma série de investimentos previstos. Alguns foram suspensos diante da crise econômica mundial, mas muitos outros vão continuar. No caso da Petrobras, por exemplo, todos os empreendimentos serão mantidos. E a expectativa é que 2009 haverá crescimento de contratação de mão-de-obra”.

Durval ainda ressaltou que a médio prazo, as perspectivas são boas, mas “a curto prazo, a situação é preocupante. No momento, as empresas compradoras estão reduzindo a produção e diminuindo os contratos. É preciso esforço conjunto para evitar danos as empresas e viabilizar a manutenção do efetivo técnico qualificado pelas empresas evitando demissões”.

O encontro foi promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), de Desenvolvimento (Sedes), e do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Daniela Klein
Tels: 3136-3491/ 9972-4492
E-mail: meioambiente.es@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Setades
Gabriela Galvão/Rubens Borges
ascom@setades.es.gov.br
Tels.: 3380-2159 / 9949-3340 / 9949-6072
Texto: Gabriela Galvão
www.setades.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard