O Espírito Santo irá ganhar uma Sala de Situação, por meio da qual será possível detectar eventos climáticos críticos e obter informações que irão auxiliar na adoção de ações preventivas para problemas causados pelas cheias e pela seca. O Acordo de Cooperação que viabiliza o espaço foi assinado, nesta quarta-feira (09), em Vitória, durante oficina de metas para o Pacto Nacional de Gestão das Águas (Progestão).
Participaram da assinatura do documento, o diretor da Agência Nacional das Águas (ANA), Paulo Varella, a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Diane Rangel, e o presidente-diretor da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), Fábio Ahnert.
“Discutimos hoje duas coisas importantes, o acordo Progestão e assinatura da Sala de Situação. Nós temos uma sala como essa na ANA, porém, percebemos que para montar um Sistema Nacional de Recursos Hídricos teríamos que realizar um trabalho conjunto com os estados em função de suas especificidades”, comentou Varella.
A secretária Diane Rangel citou a implementação de instrumentos prioritários para o Governo do Estado com relação à questão hídrica. “Estamos avançando com o Sistema de Informações Hidrológicas para fortalecer nossa rede de alertas e para realizar uma boa gestão. Outra questão é a implementação da outorga, um instrumento importante para a qualidade e quantidade de água no Estado. Os Planos de Bacia e Enquadramento também já estão sendo elaborados nas bacias dos rios Santa Maria da Vitória, Jucu e Benevente. Ainda em 2014, Itaúnas e do Rio Novo também darão início a esta etapa”, afirmou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema:
(27) 3636-2591 / 3636-2592
Imprensa:
Amanda Amaral – (27) 99977-1012
Jovana Mazioli Saccani – (27) 99844-4831
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees
Instagram: @meioambientes