Para incentivar o debate sobre a preservação da Mata Atlântica no Espírito Santo, foi realizado, nessa quinta-feira (07), em Vitória, um seminário sobre o tema, que reuniu ambientalistas, representantes do setor público e do setor empresarial, além de pesquisadores da área de meio ambiente.
Além de traçarem um panorama atual deste bioma no Estado, foi dado início ao processo seletivo para a escolha dos novos membros do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
A secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel, destacou a importância da sociedade civil organizada nas articulações em prol da preservação ambiental.
“Essa troca de olhares faz com que a gente avance nas discussões. Que este comitê seja diverso e sua gestão cada vez mais produtiva, com ações efetivas para preservação da Mata Atlântica”, comentou.
A gestão de Unidades de Conservação (UCs) é fundamental para proteção do meio ambiente, segundo o diretor presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Tarcísio Föeger.
“Dentro desta gestão, destaco também a criação de mosaicos, que fortalecem o Sistema de Unidades de Conservação. Estas eleições são fundamentais para continuarmos com uma atuação relevante na conservação das florestas”, disse.
No dia 27 de novembro, será realizada uma reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera. O evento acontecerá na Reserva da Vale, em Linhares. Na ocasião, será dada posse aos novos integrantes do Conselho Estadual.
- Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Reservas da Biosfera são áreas reconhecidas pelo Programa MAB da Unesco, como de importância mundial para a conservação da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável. A coordenação é da Comissão Brasileira do Programa Homem e Biosfera (COBRAMaB), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.
O país conta hoje com sete Reservas da Biosfera nos vários biomas nacionais (Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Amazônia, Serra do Espinhaço), todas de grandes dimensões e articuladas pela Rede Brasileira de Reservas da Biosfera.
A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica foi a primeira a ser criada, em 1991, e abrange uma área de 35 milhões de hectares, formando um grande corredor ecológico em 15 estados brasileiros. É a maior entre as unidades da Rede Mundial da Unesco, que hoje inclui cerca de 490 Reservas da Biosfera em mais de 100 países.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação Seama/Iema:
Amanda Amaral – (27) 3636-2591/9977-1012
asscom@iema.es.gov.brwww.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees