O Dia do Meio Ambiente foi escolhido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para o lançamento da primeira biblioteca itinerante da Reserva Biológica (Rebio) Duas Bocas, região que em 2012 comemora 100 anos de preservação ambiental.
O evento tem início às 9 horas e será realizado na sede da Rebio em Cariacica. Na ocasião, alunos das escolas de Cachoeirinha, Sertão Velho e Duas Bocas participarão de uma trilha ecológica, com o historiador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Cleyton André, que irá narrar fatos históricos ocorridos durante o centenário de preservação da região.
A biblioteca itinerante é um dos projetos de educação ambiental desenvolvidos pelo Iema nos Parques Estaduais e visa atender os estudantes das comunidades vizinhas das unidades.
No caso da Rebio Duas Bocas, as cinco escolas localizadas em seu entorno, durante 15 dias cada uma, terão acesso ao acervo composto de aproximadamente 30 livros, revistas e gibis que tratam da temática ambiental.
Preservação ambiental
A primeira represa de Duas Bocas foi inaugurada em 1894 usando águas do Rio Pau Amarelo, segundo o historiador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Clayton André. Com o passar dos anos, o pioneirismo do projeto chamou atenção do Governo do Estado, que decidiu pela ampliação das instalações existentes ali, com objetivo de fornecer água não somente para Cariacica, mas também para Vitória e Vila Velha.
No mês de março de 1912, foram pagas as primeiras indenizações por desapropriação de terra na região de Duas Bocas. Ou seja, há cem anos, foi dado o primeiro passo para que fosse mantida a cobertura florestal e, por consequência, a abundância de recursos hídricos na região. A obra de engenharia foi concluída em 1918 e permanece no local até hoje.
Entre 1945 e 1950, houve a construção de uma outra barragem, desta vez bem maior, para que o fornecimento de água para a população fosse ampliado. Este mesmo empreendimento ainda fornece água para o município de Cariacica. A inauguração contou com a presença do então presidente do Brasil, Getúlio Vargas.
Dada a importância da manutenção das florestas para a qualidade da oferta hídrica no local, em 1965, a região foi instituída como Reserva Florestal de Duas Bocas. Em 1991, a área protegida mudou de categoria e passou a ser reconhecida como “Reserva Biológica de Duas Bocas”, considera nos dias atuais como um importante patrimônio de biodiversidade no Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral
(27) 3636-2591/9977-1012
Texto: Vil Rangel.
meioambiente.es@gmail.com