Governo do Estado do Espírito Santo

Qualidade do Ar

Redes de Monitoramento

A Resolução CONAMA nº 03/1990 determina em seu art. 5º que os Estados são responsáveis por efetuar o monitoramento da qualidade do ar através de redes de monitoramento.

No Espírito Santo o monitoramento da qualidade do ar e das condições meteorológicas são realizados por 2 conjuntos complementares de estações de monitoramento: A Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar (RAMQAr) instalada na Região Grande Vitória, nos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória, e a Rede Manual de Monitoramento de Poeira Sedimentável instaladas na Região Sul, nos municípios de Anchieta e Guarapari.

Rede Automática

As redes automáticas de monitoramento da qualidade do ar utilizam equipamentos complexos e automáticos que continuamente estão analisando a concentração do poluente no ar ambiente, sem necessidade de acompanhamento.

1. Rede Automática de Monitoramento - Região Grande Vitória

2. Rede Automática de Monitoramento - Região Sul

Rede Manual

Nas redes manuais de monitoramento de poeira sedimentável primeiramente é coletada uma amostra que separa ou retém do ar amostrado, o poluente desejado. Posteriormente, essa mesma amostra é analisada em laboratório.

1. Rede Manual de Poeira Sedimentável - Região Grande Vitória

2. Rede Manual de Poeira Sedimentável - Região Sul

Atualizada em 17/07/2019

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard