Governo do Estado do Espírito Santo

Qualidade do Ar

Dados de Monitoramento

Rede Manual de Poeira Sedimentável

A quantificação da taxa de deposição de poeira sedimentável é baseda nas normas ASTM D1739-98 (2004) e NBR ABNT 12065:1991, cujos procedimentos consistem, basicamente, na exposição ambiental de um recipiente coletor por 30 dias para coleta do material sedimentável. Após este período, os recipientes são encaminhados a laboratório para procedimentos de secagem das amostras e determinação da massa depositada. De posse dos valores de massa depositados nos recipientes e a de sua área de exposição, é determinada a taxa de deposição de poeira sedimentável em g/m2/30 dias. 

Considerando as diversas etapas envolvidas no processo, o resultado final das análises é conhecido, em média, após 30(trinta) dias da coleta dos recipientes coletores, sendo divulgado a média das taxas de deposição calculadas para os coletores instalados em cada ponto de monitoramento.

DADOS

O histórico dos dados de montiroramento de poeira sedimentável dos pontos de coleta existentes na Região da Grande Vitória e na Região Sul do Estado, nos municipios de Anchieta e Guarapari, podem ser consultados abaixo. Os dados divulgados estão sujeitos à validação posterior ou à inlcusão de informações que auxiliem na interpretação dos resultados.

PONTOS DE MONITORAMENTO DA REGIÃO DA GRANDE VITÓRIA

Gráficos

 PONTOS DE MONITORAMENTO DA REGIÃO SUL - ANCHIETA E GUARAPARI

Gráficos

**OBSERVAÇÃO: O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) comunica que, devido a interferências externas nos jarros coletores de poeira sedimentável localizados na PMPS RGV 09 – Hotel SENAC Ilha do Boi, não será possível divulgar a taxa de deposição de poeira sedimentável referente ao mês de dezembro de 2023.
Diante da constatação da situação que resultou na perda da amostra, a equipe técnica formalizou um boletim de ocorrência junto às autoridades policiais. Além disso, o Ministério Público do Espírito Santo foi informado por meio da Promotoria de Justiça Cível de Vitória. Ressalta-se que o monitoramento no local já foi restabelecido.
Em decorrência do incidente, foi instaurado ainda um procedimento investigatório interno com o objetivo de apurar as possíveis causas do ocorrido. Importante ressaltar que a situação relatada é considerada um fato isolado, não sendo verificadas ocorrências semelhantes em outros pontos de monitoramento na Grande Vitória durante o período avaliado.

Notas: TUTORIAL: COMO ACESSAR OS DADOS?

1- Visando manter a segurança dos envolvidos na coleta de poeira sedimentável nos pontos de coleta “Hotel Senac” e "Clube Ítalo Brasileiro", em 12/02/2019 e 02/09/2019 respectivamente, foi realizado o reposicionamento do ponto de coleta até então utilizado. Esclarecemos que as coletas continuarão a ser realizadas dentro da área pertencente ao “Hotel Senac” e "Clube Ítalo Brasileiro", não sendo esperados prejuízos a representatividade dos dados obtidos.
2- No mês de setembro de 2020 foi iniciado o monitoramento de poeira sedimentável nas localidades de Jardim da Penha (ponto localizado no Hotel Aruan) e em Cidade Continental (ponto localizado na área da empresa ArcelorMittal Tubarão).
3- No mês de abril de 2022 o monitoramento de poeira sedimentável na localidade de Jardim da Penha (ponto localizado no Hotel Aruan) foi interrompido em função da não renovação da cessão da área. O Iema está avaliando o reposicionamento deste ponto.

Atualizado em 18.03.2024
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard