A quantificação da taxa de deposição de poeira sedimentável é baseda nas normas ASTM D1739-98 (2004) e NBR ABNT 12065:1991, cujos procedimentos consistem, basicamente, na exposição ambiental de um recipiente coletor por 30 dias para coleta do material sedimentável. Após este período, os recipientes são encaminhados a laboratório para procedimentos de secagem das amostras e determinação da massa depositada. De posse dos valores de massa depositados nos recipientes e a de sua área de exposição, é determinada a taxa de deposição de poeira sedimentável em g/m2/30 dias.
Considerando as diversas etapas envolvidas no processo, o resultado final das análises é conhecido, em média, após 30(trinta) dias da coleta dos recipientes coletores, sendo divulgado a média das taxas de deposição calculadas para os coletores instalados em cada ponto de monitoramento.
O histórico dos dados de montiroramento de poeira sedimentável dos pontos de coleta existentes na Região da Grande Vitória e na Região Sul do Estado, nos municipios de Anchieta e Guarapari, podem ser consultados abaixo. Os dados divulgados estão sujeitos à validação posterior ou à inlcusão de informações que auxiliem na interpretação dos resultados.
PONTOS DE MONITORAMENTO DA REGIÃO DA GRANDE VITÓRIA
Gráficos |
PONTOS DE MONITORAMENTO DA REGIÃO SUL - ANCHIETA E GUARAPARI
Gráficos |
Notas: TUTORIAL: COMO ACESSAR OS DADOS?