Governo do Estado do Espírito Santo

Qualidade do Ar

Dados de Monitoramento

Rede Manual de Poeira Sedimentável

A quantificação da taxa de deposição de poeira sedimentável é baseda nas normas ASTM D1739-98 (2004) e NBR ABNT 12065:1991, cujos procedimentos consistem, basicamente, na exposição ambiental de um recipiente coletor por 30 dias para coleta do material sedimentável. Após este período, os recipientes são encaminhados a laboratório para procedimentos de secagem das amostras e determinação da massa depositada. De posse dos valores de massa depositados nos recipientes e a de sua área de exposição, é determinada a taxa de deposição de poeira sedimentável em g/m2/30 dias. 

Considerando as diversas etapas envolvidas no processo, o resultado final das análises é conhecido, em média, após 30(trinta) dias da coleta dos recipientes coletores, sendo divulgado a média das taxas de deposição calculadas para os coletores instalados em cada ponto de monitoramento.

DADOS

O histórico dos dados de montiroramento de poeira sedimentável dos pontos de coleta existentes na Região da Grande Vitória e na Região Sul do Estado, nos municipios de Anchieta e Guarapari, podem ser consultados abaixo. Os dados divulgados estão sujeitos à validação posterior ou à inlcusão de informações que auxiliem na interpretação dos resultados.

PONTOS DE MONITORAMENTO DA REGIÃO DA GRANDE VITÓRIA

Gráficos Dados

 PONTOS DE MONITORAMENTO DA REGIÃO SUL - ANCHIETA E GUARAPARI

Gráficos Dados

**OBSERVAÇÃO: O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informa que em função de questões envolvidas no processo de nova contratação da empresa responsável pelas análises da Taxa de Deposição de Poeira Sedimentável (PS), houve atraso na publicação dos dados referentes ao mês de abril/2023, no site do Iema.
Informa ainda que, em face da nova contratação, não foi possível a realização de coleta e análise de todas as estações em maio e junho e, desta forma, poderá haver indisponibilidade de dados em algumas estações nesse período.
A situação da coleta e análise será normalizada a partir de agosto, com publicação dos dados de julho. Em caso de esclarecimentos e dúvidas, faça contato pelo e-mail: cqai@iema.es.gov.br.

Notas: TUTORIAL: COMO ACESSAR OS DADOS?

1- Visando manter a segurança dos envolvidos na coleta de poeira sedimentável nos pontos de coleta “Hotel Senac” e "Clube Ítalo Brasileiro", em 12/02/2019 e 02/09/2019 respectivamente, foi realizado o reposicionamento do ponto de coleta até então utilizado. Esclarecemos que as coletas continuarão a ser realizadas dentro da área pertencente ao “Hotel Senac” e "Clube Ítalo Brasileiro", não sendo esperados prejuízos a representatividade dos dados obtidos.
2- No mês de setembro de 2020 foi iniciado o monitoramento de poeira sedimentável nas localidades de Jardim da Penha (ponto localizado no Hotel Aruan) e em Cidade Continental (ponto localizado na área da empresa ArcelorMittal Tubarão).
3- No mês de abril de 2022 o monitoramento de poeira sedimentável na localidade de Jardim da Penha (ponto localizado no Hotel Aruan) foi interrompido em função da não renovação da cessão da área. O Iema está avaliando o reposicionamento deste ponto.

Atualizado em 31/07/2023.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard