Governo do Estado do Espírito Santo

IEMA passa integrar a rede mundial de informações sobre qualidade do ar

A partir de janeiro de 2020, os Índices de Qualidade do Ar (IQAr) gerados a partir dos dados monitorados nas Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar da Região da Grande Vitória (RGV) estão disponíveis na plataforma World Air Quality Index, que reúne informações sobre a qualidade do ar em várias cidades do mundo.

Esta plataforma é um projeto sem fins lucrativos, iniciado em 2007, com objetivo de promover a conscientização sobre a poluição do ar com fornecimento de informações em base unificada sobre qualidade do ar. Atualmente o projeto apresenta informações da qualidade do ar para mais de 100 países, cobrindo mais de 12.000 estações, podendo ser acessado no endereço http://aqicn.org/map/world/.

No Brasil, apenas os Estados de São Paulo e do Espírito Santo integram a plataforma World Air Quality Index.

A disponibilização dos dados monitorados em plataforma mundial possibilita a comparação dos níveis de qualidade do ar registrados na Região da Grande Vitória o Estado com várias outas cidades do mundo, além de reafirmar o compromisso do IEMA com a qualidade e transparência dos serviços prestados na operação da rede de monitoramento da qualidade do ar.

No Espírito Santo, a Coordenação de Qualidade do Ar, Áreas Contaminadas e Informações Ambientais (CQAI - IEMA) é responsável pela gestão do monitoramento da qualidade do ar, e disponibiliza todas as informações sobre essa temática no endereço https://iema.es.gov.br/qualidadedoar/indicedequalidadedoar.

Fonte: IEMA/CQAI.

Publicado 06/02/2020

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard