Qualidade do Ar

Índice de qualidade do ar

O Índice de Qualidade do Ar - IQA é representado por um valor numérico adimensional calculado a partir de funções lineares descontínuas em cinco faixas de valores que varia de zero a ≥300. Cada uma destas cinco faixas do índice está associado a uma classificação da qualidade do ar. A classificação da qualidade do ar está associada a efeitos à saúde e é divulgada levando-se em consideração os valores-guia para exposição de curto prazo definidos pela Organização Mundial da Saúde - OMS que são os respectivos Padrões Finais (PF) estabelecidos no Decreto Estadual N° 3463-R/2013, ou seja, quando a qualidade do ar é classificada como BOA as diretrizes OMS estão sendo atendidas.

A divulgação do índice é efetuada utilizando o índice mais elevado dentre todos os poluentes medidos em cada estação. Portanto, a qualidade do ar em uma dada estação é indicada a partir do pior resultado dentre os poluentes monitorados naquela estação.

Estrutura do índice de qualidade do ar

Legenda: (µg/m3) Microgramas por metro cúbico.

Boletim diário

O boletim diário é divulgado diariamente as 16:00 horas e apresenta um painel resumido das condições da poluição atmosférica das últimas 24 horas nas estações de monitoramento.

Índice de qualidade do ar e saúde

Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, a exposição à poluição do ar tem sido associada a uma variedade de efeitos na saúde, em sua maioria relacionados à doenças respiratórias e cardiovasculares. A exposição a diferentes poluentes do ar tem sido associada a uma ampla variedade de resultados, desde sintomas agudos até doença crônica e morte. Esses resultados podem ser caracterizados por sua magnitude, duração e reversibilidade. Objetivando relacionar o Índice de Qualidade do Ar - IQA e as respectivas consequências para a saúde, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) desenvolveu um sistema de qualificação associado aos efeitos sobre a saúde, independentemente do poluente em questão.

Qualidade do ar e efeitos à saúde

Fonte: Cetesb.

Guia da qualidade do ar

O Guia da Qualidade do Ar tem como objetivo informar e esclarecer a população do Estado do Espírito Santo sobre a influência da poluição do ar na qualidade de vida dos cidadãos, o panorama da qualidade do ar na Região Metropolitana da Grande Vitória onde as estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar estão localizadas e ainda sobre as políticas e normas e as ações de prevenção que fazem parte da gestão da qualidade do ar para o combate e redução das emissões de poluentes e dos efeitos da degradação do ambiente atmosférico, a fim de garantir que o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade do ar e, consequentemente, da qualidade de vida da população na região.

  Guia da Qualidade do Ar

Atualizado em 12/11/2018

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard