Governo do Estado do Espírito Santo

Qualidade do Ar

Página Inicial

Índice de Qualidade do Ar - IQAr             

Carregando Mapa...

O Índice de Qualidade do Ar - IQAr é representado por um valor numérico adimensional calculado a partir de funções lineares descontínuas em cinco faixas de valores que varia de zero a ≥200. Cada uma destas cinco faixas do índice está associado a uma classificação da qualidade do ar. A classificação da qualidade do ar está associada a efeitos à saúde e é divulgada levando-se em consideração os Padrões Finais (PF) estabelecidos no Decreto Estadual N° 3463-R/2013.

A divulgação do índice é efetuada utilizando o índice mais elevado dentre todos os poluentes medidos em cada estação. Portanto, a qualidade do ar em uma dada estação é indicada a partir do pior resultado dentre os poluentes monitorados naquela estação.

O Espírito Santo conta atualmente com três Redes Automatizadas de Monitoramento da Qualidade do Ar (RAMQAR) responsáveis pela aferição dos parâmetros e estimativa do ÍQA:

  • RAMQAR RG, localizada na Região da Grande Vitória,
  • RAMQAR SUL, localizada nos municípios de Anchieta e Guarapari,
  • e RAMQAR NORTE, localizada no município de Linhares.

Estrutura do índice de qualidade do ar

* Valores em µg/m3.
¹ A classificação qualitativa da qualidade do ar é definida de acordo com as faixas numéricas adimensionais definidas para o IQAr, estas, que por sua vez, estão relacionadas com as faixas de concentração apresentadas acima. Os valores das faixas atualmente praticados são: IQAr de 0 a 40 - BOA; > 40 a 80 - MODERADA; > 80 a 120 - RUIM; >120 a 200 - MUITO RUIM; >200 - PÉSSIMA.

Índice de qualidade do ar e saúde

Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, a exposição à poluição do ar tem sido associada a uma variedade de efeitos na saúde, em sua maioria relacionados à doenças respiratórias e cardiovasculares. A exposição a diferentes poluentes do ar tem sido associada a uma ampla variedade de resultados, desde sintomas agudos até doença crônica e morte. Esses resultados podem ser caracterizados por sua magnitude, duração e reversibilidade. Objetivando relacionar o Índice de Qualidade do Ar - IQA e as respectivas consequências para a saúde, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) desenvolveu um sistema de qualificação associado aos efeitos sobre a saúde, independentemente do poluente em questão.

Qualidade do ar e efeitos à saúde

Fonte: Cetesb.

Guia da qualidade do ar

O Guia da Qualidade do Ar tem como objetivo informar e esclarecer a população do Estado do Espírito Santo sobre a influência da poluição do ar na qualidade de vida dos cidadãos, o panorama da qualidade do ar na Região Metropolitana da Grande Vitória onde as estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar estão localizadas e ainda sobre as políticas e normas e as ações de prevenção que fazem parte da gestão da qualidade do ar para o combate e redução das emissões de poluentes e dos efeitos da degradação do ambiente atmosférico, a fim de garantir que o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade do ar e, consequentemente, da qualidade de vida da população na região.

  Guia da Qualidade do Ar

Atualizado em 03/01/2023.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard