Para a quantificação da taxa de deposição de Partícula Sedimentável (PS) são empregados os procedimentos descritos nas normas ASTM D1739-98 (2004) e NBR ABNT 12065:1991. O coletor é exposto por 30 dias, e após este período a massa depositada é seca e quantificada por gravimetria. Conhecendo a massa de partículas depositadas e a área do recipiente, determina-se a taxa de deposição de PS em g/m2/30 dias. Os dados divulgados representam o acúmulo de Partícula Sedimentável durante os 30 dias de exposição.
O Iema adotou como padrão a instalação de 4 (quatro) coletores em cada estação de monitoramento. A escolha por 4 (quatro) coletores permite a obtenção de valores médios mais representativos daquele local, além de permitir um maior acúmulo de material para disponibilização para pesquisas e investigações diversas.
Dados de Partícula Sedimentável:
O histórico dos dados de monitoramento de Partícula Sedimentável na Região da Grande Vitória e da Região Sul (Anchieta e Guarapari), podem ser consultados abaixo.
Os dados divulgados estão sujeitos à validação posterior ou à inclusão de informações que auxiliem na interpretação dos resultados.
PONTOS DE MONITORAMENTO DA REGIÃO DA GRANDE VITÓRIA
![]()  | 
| Gráficos | 
PONTOS DE MONITORAMENTO DA REGIÃO SUL - ANCHIETA E GUARAPARI
![]()  | 
| Gráficos | 

Notas:
A RMPS foi implantada em abril de 2009 com nove (9) pontos de monitoramento. Em dezembro do mesmo ano, a rede foi ampliada para onze (11) pontos de monitoramento. No ano de 2024, a rede contou com doze (12) pontos ativos. O ponto de monitoramento PMPS – RGV7, localizado ao lado do Colégio Marista, encontra-se temporariamente inoperante, até que o IEMA concretize sua realocação, e o ponto conhecido por PMPS - RGV12, situado no Hotel Aruan, foi desligado permanentemente desde abril de 2022.
Localização das Estações de Monitoramento de Poeira Sedimentável da Região da Grande Vitória, em operação e desativados:

Com seis (6) pontos de monitoramento, a Rede Manual de Poeira Sedimentavel da Região Sul (Anchieta e Guarapari) opera desde de 2014, sendo viabilizada por meio do Termo de Compromisso Ambiental nº 001/2009, celebrado em 22/04/2009 entre o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e a empresa Samarco Mineração S.A, com interveniência técnica do IEMA.
Localização dos Estações de Monitoramento de Poeira Sedimentável da Região Sul:
Para maiores informações acesse o Relatório a Anual de Qualidade do Ar.