Governo do Estado do Espírito Santo
25/03/2012 13h18 - Atualizado em 05/10/2016 17h17

Projeto Trilha Cidadã capacita representantes de instituições que trabalham com pessoas com deficiência física e/ou intelectual

Nesta sexta-feira (23), no Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari, foi promovida mais uma ação do projeto Trilha Cidadã, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Foram capacitados representantes de instituições que tratam de pessoas com deficiência física e/ou intelectual com o objetivo de contribuir para a inclusão social deste público em atividades de educação ambiental.

Durante o evento, os convidados assistiram a uma apresentação sobre a fauna, a flora e principais atrativos do Parque. Além disso, houve palestras educativas e dinâmicas em grupo. Todos participaram de uma trilha na unidade. As informações obtidas no passeio servirão como base para a criação do “Relatório de Acessibilidade”.

Segundo a analista do Iema, a psicóloga Karla Barros Fafá, os participantes opinaram sobre a melhor forma de conduzir as pessoas com algum tipo de deficiência e formularam um “Roteiro de Visitação”. Esse documento facilitará o trabalho dos guias da unidade.

Entre as instituições presentes estavam: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Mônica; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) Santa Mônica; Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Guarapari; Apae Vitória; Instituto Luiz Braille; Centro de Prevenção e Tratamento ao Toxicômano (CPTT) Vitória e Escola Estadual de Educação Oral e Auditiva de Vitória.

Trilha Cidadã

O projeto “Trilha Cidadã” teve início em 2011. A inclusão social já faz parte dos processos de trabalho da unidade e o projeto visa a potencializar estes processos, dando ênfase na qualidade de vida por meio da relação humana com o meio ambiente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
(27) 3636-2591/ 9977-1012
Texto: Vil Rangel.
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard