Governo do Estado do Espírito Santo
16/05/2014 14h00 - Atualizado em 05/10/2016 17h32

Projeto da Seama ganha destaque nos Estados Unidos

A forma de gestão da paisagem em propriedades rurais aplicadas por meios do Programa Reflorestar e do Projeto Florestas para a Vida, coordenados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), foi considerada como uma das três experiências de maior relevância no mundo. A Informação é proveniente do relatório do “Financing Strategies for Integrated Landscape Investment” (estratégias de financiamento para investimento integrado na paisagem), lançado pelo EcoAgriculture Partners este mês em Washington, Distrito de Colúmbia, capital dos Estados Unidos.

O documento é fruto de pesquisas realizadas ao longo de 2013, sob a coordenação da EcoAgriculture Partners. As estratégias capixabas analisadas são aquelas desenvolvidas e implementadas no âmbito do Programa Reflorestar e pelo Projeto Florestas para a Vida, ambos pautados no uso de mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

O gerente dos programas, o engenheiro florestal Marcos Franklin Sossai, esteve em Washington para participar do evento de lançamento do relatório e apresentar as experiências do Estado no desenvolvimento de ferramentas econômicas de estímulo à gestão da paisagem em propriedades rurais.

Seminário

”O conceito de gestão da paisagem vem se tornando uma forte tendência, porque considera todos os recursos naturais contidos em uma região ou propriedade rural; com destaque para a água, o solo, a vegetação, a biodiversidade, assim como todas as inter-relações e estruturas que os envolvem; como a agricultura, estradas vicinais, saneamento ambiental, aspectos sociais e econômicos, dentre outros”, explicou Sossai.

As experiências do Espírito Santo também foram apresentadas em um seminário promovido pelo Banco Mundial, intitulado: “A Watershed Moment: Watershed Management in LAC”.

Segundo Sossai, na ocasião também foram discutidas com um grupo de especialistas do Banco Mundial as estratégias utilizadas pelo Espírito Santo para incentivar a adoção de práticas sustentáveis de uso do solo e demais recursos naturais, abordando, dessa forma, o conceito de gestão da paisagem.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hidricos, Diane Rangel, enfatiza que o Espírito Santo vem se tornando referência nacional na adoção do conceito da paisagem, o que pode ser evidenciado pela nova parceria com o Banco Mundial, que irá destinar investimentos da ordem de U$ 225 milhões de dólares para a implementação do Programa de Gestão das Águas e da Paisagem.

EcoAgriculture Partners

A empresa investiga as práticas de ecoagricultura específicas para entender melhor como as paisagens rurais podem ser gerenciadas para fornecer muitos bens e serviços diferentes ao mesmo tempo. Ao documentar as inovações e realizar análise empírica, ajuda a construir a base de evidências para a ecoagricultura (estratégia de conservação e de desenvolvimento rural.

A EcoAgriculture Partners avalia as estratégias de mercado promissores que suportam ecoagricultura, tais como padrões de eco certificação, pagamento por serviços ambientais e iniciativas do setor privado a avançar e melhorar as abordagens.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema:
(27) 3636-2591 / 3636-2592
Imprensa:
Amanda Amaral – (27) 99977-1012
Jovana Mazioli Saccani – (27) 99844-4831
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees
Instagram: @meioambientees
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard