O Sistema Estadual de Unidades de Conservação acaba de receber seis novos veículos, que foram entregues ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e serão destinados a três Unidades de Conservação (UCs) gerenciadas pelo Estado. Parte da frota será empregada na realização das atividades do Projeto Corredores Ecológicos no Espírito Santo, na criação de novas UCs e no apoio aos trabalhos da Câmara de Compensação Ambiental do Iema, que gerencia recursos provenientes de licenciamentos ambientais.
Os veículos foram entregues pelo Projeto Corredores Ecológicos, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o governo do ES, e fazem parte do último lote de bens adquiridos por meio de um convênio firmado no valor de R$777.644,10. Em lotes anteriores desse convênio, foram realizados investimentos na formação de conselheiros de cinco UCs de proteção integral e adquiridos três quadriciclos, uma caminhonete e três computadores portáteis.
As três UCs que receberão os veículos são a Reserva Biológica Duas Bocas, que fica em Cariacica, o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, e o Parque Estadual da Pedra Azul, localizado em Domingos Martins.
Projeto Corredores Ecológicos
O Projeto Corredores Ecológicos é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), executada em parceria com o Governo do Espírito Santo, com recursos do Banco Alemão de desenvolvimento KFW. Seu objetivo é garantir a conservação da biodiversidade por meio da proteção de fragmentos florestais e da promoção da conexão entre eles.
Em execução desde 2003, o projeto segue suas atividades no Espírito Santo buscando a consolidação de ações que promovam a conectividade das florestas capixabas. Estas ações são desenvolvidas com foco em fortalecer o sistema de monitoramento e fiscalização, a estruturação das Unidades de Conservação (UCs) e o desenvolvimento e difusão de tecnologias de baixo impacto ao meio ambiente que promovam geração de emprego e renda no campo.
Segundo o coordenador do Projeto Corredores Ecológicos no Espírito Santo, Fabiano Zamprogno Novelli, um novo convênio entre o Iema e o MMA foi firmado. “Investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão serão feitos buscando o desenvolvimento de ações que proporcionem conectividade entre fragmentos de florestas por meio de práticas agrícolas como os sistemas agroflorestais, pastagem ecológica, manejo não madeireiro de espécies nativas da Mata Atlântica e a adequação ambiental de imóveis rurais”. Segundo Novelli, essas ações estão integradas ao Programa Estadual de Ampliação da Cobertura Florestal (Reflorestar).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Isabela Nucci
(27) 3636 2592 / 9977 1012
meioambiente.es@gmail.com
www.meioambiente.es.gov.br