24/03/2011 08h33 - Atualizado em 05/10/2016 17h10

Produtores de Ibitirama recebem dia especial sobre bovinocultura sustentável

Cerca de 30 criadores de gado do município de Ibitirama, região do Caparaó, participarão de um dia de campo especial sobre bovinocultura sustentável nesta quinta-feira (24). O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Prefeitura Municipal.

No curso serão apresentados temas relacionados à unidade demonstrativa de pecuária sustentável, localizada na propriedade de Geraldo Magela, comunidade de Santa Rita. Segundo o extensionista do Incaper Aristodemos Hassen, a vantagem dessa unidade, que é móvel, é a alimentação do gado, que ingere sempre um capim novo. “A pastagem estraga menos, pois o gado não pisa sempre no mesmo local”, explicou.

“Esse tipo de produção de bovinos é voltada para a preservação do meio ambiente, pois possui recursos do programa corredores ecológicos, e essa unidade é uma experiência que valoriza as áreas de preservação permanente das propriedades rurais, sem precisar derrubar a mata que está no local de pastagem”, explica o extensionista.

A unidade móvel possui 2,6 hectares, com 13 vacas de pecuária leiteira. O experimento foi instalado em outubro de 2010, e no mês de novembro do mesmo ano os proprietários começaram a utilizar piquetes. Durante o dia, os produtores também irão assistir a uma palestra sobre a identificação de cio, focalizando problemas reprodutivos, além do manejo de pastagem. O dia de campo especial vai ter inicio ao meio dia e término às 17 horas.

Corredores Ecológicos

O Projeto Corredores Ecológicos é uma parceria do governo com a sociedade civil que tem como objetivo reduzir a fragmentação das florestas e possibilitar a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. Além de órgãos governamentais, estaduais e municipais, fazem parte do Projeto organizações não-governamentais, associações, sindicatos, cooperativas, instituições de ensino e igrejas, comunidades tradicionais e produtores rurais.

Todo o Espírito Santo está na área definida como Corredor Central da Mata Atlântica. No estado o Projeto é gerenciado pela Unidade de Coordenação Estadual (UCE-ES), sediada no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O Projeto é executado por órgãos do Governo Federal e Estadual, sob a supervisão do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera.

Em 2010, foi assinado pelo Governo do Estado, o Decreto de Reconhecimento dos dez corredores ecológicos definidos como prioritários para o Estado, que passaram a ter maior visibilidade e a convergir ações governamentais e não-governamentais. O documento reconheceu também o Corredor Marinho do Rio Doce. Os dez corredores correspondem a 13% do território capixaba e abrigam grande parte de sua biodiversidade. Mais informações no site do Ministério do Meio Ambiente (MMA) ww.mma.gov.br/corredoresecologicos).

Assessoria de Comunicação/Incaper
Otavio de Castro