Governo do Estado do Espírito Santo
15/06/2007 11h36 - Atualizado em 05/10/2016 16h36

Primeira reunião do Conselho Consultivo da APA da Pedra do Elefante

O Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental da Pedra do Elefante inicia os trabalhos. A primeira reunião acontece nesta quarta-feira (20), em Nova Venécia. Entre os assuntos em pauta, destaca-se a elaboração do Regimento Interno do Conselho, conforme estabelece o Decreto nº 4.340, de 22 de agosto de 2002, que regulamenta a Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

O Conselho foi empossado no dia 03 de maio de 2007 e a cerimônia contou com a participação da Gerente de Recursos Naturais, Michele de Sá Dechoum, e com a Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Diretora Presidente do IEMA, Maria da Glória Brito Abaurre, que destacou a importância do Conselho para a gestão da Unidade de Conservação (UC). O Conselho é um instrumento de gestão, que congrega diferentes segmentos da sociedade civil envolvidos com a área e as instituições governamentais, para que juntos assumam as responsabilidades e decisões pertinentes à UC.

A Área de Proteção Ambiental (APA) tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação humana e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. Esta UC apresenta nascentes e córregos; vegetação rupestre; fragmentos de Mata Atlântica, que abrigam flora e fauna característica deste bioma; e um afloramento rochoso, a Pedra do Elefante, que é o cartão postal de Nova Venécia. A área conta ainda com um rico patrimônio histórico e cultural caracterizado, principalmente, pelas ruínas do Casarão do Barão de Aymorés e casarões do século XIX, que possuem utensílios domésticos e materiais herdados da neta do Barão de Aymorés.

Informações à Imprensa:
Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação / Seama
Luana Rebouças
Tels: (27) 3136-3491 / 3136-3495 / 3334-7100
E-mail:comunicacao@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard