A Área de Preservação Ambiental (APA) da Pedra do Elefante, localizada em Nova Venécia e administrada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), está passando por um processo de recuperação de uma Área de Proteção Ambiental (APP) que foi degradada.
A ação teve início esta semana. Ao todo, 150 pessoas participaram e auxiliaram a cavar as covas e a fazer a roçada manual, além de adubarem e plantarem aproximadamente 400 mudas de espécies da Mata Atlântica, que cobriram aproximadamente meio hectare.
O gestor da APA da Pedra do Elefante, Gilcimar Santana Pereira, explica que a atividade de recuperação da APP é uma tentativa de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância do recurso hídrico, uma vez que há na região problemas relacionados a conflitos pela água. “Por estes motivos e, também, pelos 12 anos de criação da unidade, completados no dia 30 de julho, demos início à recuperação”, disse.
A segunda etapa do trabalho será realizada em breve, porém, ainda não há data definida. Para o plantio, foram doadas três mil mudas de espécies como cedro, louro, jenipapo e ipê. A previsão é de que mais meio hectare seja recuperado.
A atividade envolveu analistas ambientais da Comissão de Recuperação de Ecossistemas do Iema (Core), jovens de escolas do município de Nova Venécia e parte da equipe do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), também administrado pelo Iema.
APA Pedra do Elefante
A APA foi criada em 2001, por meio do Decreto Estadual nº 794-R. A Pedra do Elefante, afloramento rochoso que dá nome ao local, é o principal símbolo do município de Nova Venécia, medindo 604 metros de altitude. A existência de uma árvore centenária, a gameleira, que possui aproximadamente cinco metros de diâmetro, atrai curiosos e fiéis que acreditam na aparição de uma Santa, a Mãe Peregrina.
Área aproximada: 2.562,31 ha.
Localização: Nova Venécia.
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral/Mariana Salume
(27) 3636-2591/9977-1012/9844-4831
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteEs
Twitter: @meioambientees
Instagram: @meioambientees