Governo do Estado do Espírito Santo
19/02/2010 14h31 - Atualizado em 05/10/2016 17h04

Parque Estadual da Pedra Azul divulga em março o nome de sua nova trilha após votação dos visitantes

O Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), localizado no município de Domingos Martins, comemora 19 anos em 2010. Como parte da programação de aniversário, durante o mês de janeiro, os visitantes da unidade participaram de uma enquete para a escolha do nome da mais nova trilha ecológica da unidade. O resultado será divulgado no dia 1º de março.

O nome da nova trilha, inaugurada no dia 2 de janeiro, será divulgado no site www.meioambiente.es.gov.br. Seu passeio leva ao mirante da Pedra Azul e o caminho apresenta menor grau de dificuldade que os já existentes, facilitando o acesso para idosos, crianças e algumas pessoas com necessidades especiais que desejam contemplar uma das mais belas paisagens da região.

A escolha do nome baseada na opinião de frequentadores do Parque é um símbolo dos avanços obtidos nos últimos anos na gestão desta Unidade de Conservação. “O maior desafio é mostrar para a população que esta área é um patrimônio da humanidade, que pode garantir além da qualidade de vida, melhorias socioeconômicas integrando a gestão do Parque com atividades no seu entorno. Acho que evoluímos muito neste aspecto e 2010 será ainda mais especial”, afirma o gestor do Parque, Leonardo Bioschi.

E um Conselho já está em fase de criação, com envolvimento das comunidades do entorno. O objetivo é democratizar ainda mais as decisões que envolvem o Parque e a Zona de Amortização, que inclui áreas de até 12 quilômetros de distância do Pepaz.

Nova trilha na Cachoeira da Fumaça

A Trilha do Córrego Graminha também é uma das novidades no Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça (PECF), em Alegre e Ibitirama. Inaugurada no domingo (14), ela possui 400 metros e é de fácil acesso. Através dela, os frequentadores têm a oportunidade receberem dicas sobre a importância da conservação dos recursos hídricos.

“Durante o passeio, os visitantes passam por uma área que está sendo restaurada, com mudas pequenas e pouca sombra. Logo depois, encontram a área conservada onde há uma nascente, uma região mais fresca que a anterior. Eles recebem dicas sobre preservação ambiental e, ao final do percurso, encontram a cachoeira do Córrego Graminha”, explica a gestora da unidade, Erica Murano.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3491/ 9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard