O Parque Estadual de Itaúnas(PEI), localizado em Conceição da Barra, participa da 8ª Semana Nacional de Museus, que acontece em todo o Brasil, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. A exposição intitulada “Um Mergulho no Passado de Itaúnas”, sediada na unidade, foi escolhida pelo Ministério da Cultura como parte da programação, que acontece até domingo (23).
Artefatos de tribos indígenas da região, cerâmicas européias da época do Brasil Colônia, pedras utilizadas como armas de caça, garrafas centenárias, entre outros objetos, fazem parte da mostra. A exposição é permanente e funciona durante toda a semana no horário de funcionamento do parque das 8h30 às 17h30. O PEI conta com uma antiga vila soterrada pelas dunas, que também é motivo de atração turística para a região.
O Parque abrigada ainda 23 sítios arqueológicos, locais de concentração de vestígios de assentamentos humanos pré-históricos. Em 1992, foi tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.
8ª Semana Nacional de Museus
No Espírito Santo, a programação acontece também em Linhares e São Mateus e vai até domingo (23). O evento é promovido pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), desde 2003, e tem como objetivo promover a integração das instituições museológicas e intensificar suas relações com a sociedade.
A temática "Museus para harmonia social" destaca o papel do museu como uma instituição conectada ao mundo contemporâneo e interessada na vida social, política e econômica da sociedade em que está inserida. O tema proposto estimula ainda a discussão, a reflexão e a prática do respeito e da valorização da diversidade e diferenças existentes no Brasil. Ao todo são 1.763 eventos espalhados por todas as regiões do País e abrigados por 588 instituições.
Parque Estadual de Itaúnas
Foi criado pelo decreto estadual nº. 4.967-E, em 8 novembro de 1991. O Parque apresenta ambientes como a mata de tabuleiro (fragmento florestal em extinção no Espírito Santo), restinga, dunas, ambientes estuarinos de mangues, uma extensão expressiva do rio Itaúnas, e a mais representativa região de alagados do Espírito Santo.
O bom estado de conservação destes variados habitats, aliado à grande diversidade de espécies vegetais, coloca a unidade como local de extrema importância para a manutenção de uma fauna riquíssima. Foram registradas mais de 414 diferentes espécies vegetais, 43 de mamíferos, 183 de aves, 32 de répteis, 29 de anfíbios e 101 de peixes.
Área aproximada: 3.481 ha.
Localização: Município de Conceição da Barra, próximo à Vila de Itaúnas.
Contato: pei@iema.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
27) 3136-3491/9977-1012
Texto: Yollanda Gomes
meioambiente.es@gmail.com