A previsão era de que o Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), em Domingos Martins, voltasse a funcionar normalmente nesta sexta-feira (09). Porém, por conta da baixa umidade do ar e o risco do surgimento de novos focos de incêndio, a situação na região ainda é de alerta e a unidade continuará fechada para visitação até domingo (11).
O território do Pepaz não foi atingido, em nenhum momento, pelo fogo. Contudo, o atendimento ao público precisou ser interrompido na terça-feira (06) em função do monitoramento da região próxima à unidade, que foi atingida por um incêndio identificado no dia 04 de setembro.
Apesar das chamas terem sido controladas, assim como o Corpo de Bombeiro, as equipes dos Parques Estaduais de Pedra Azul, Mata das Flores e Forno Grande continuam monitorando a área afetada. O objetivo é evitar o surgimento de novos focos, identificar situações de risco e haver prontidão para o primeiro combate ao fogo, caso seja necessário.
Dar continuidade ao monitoramento é importante, pois a conclusão desta ação é uma forma de prevenção, além de oferecer segurança às comunidades locais e aos frequentadores do Parque.
A equipe do Pepaz realiza um trabalho de conscientização com as comunidades do entorno da unidade durante o período de estiagem. Nesta semana, a abordagem foi intensificada. Cabe ressaltar que, devido às poucas chuvas, a Trilha das Piscinas Naturais está interditada desde agosto por falta de água.
O Iema conta com o auxílio da população para denúncias sobre incêndios em áreas naturais protegidas, que inclusive podem ser realizadas em anonimato. O telefone do órgão é (27) 3136-2599. Os contatos da Polícia Ambiental são: (27) 3336-4515 e (27) 3238-1385.
- Combate a Incêndios
As equipes das Unidades de Conservação (UCs), gerenciadas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), foram capacitadas por meio do Prevfoto, curso do Ibama para formação de brigadistas. Além disso, os Parques Estaduais estão equipados com abafadores, extintores, mangueiras, conjunto de combate a incêndios para caminhonete, motosserras com kits resgate, foices, machados, entre outros equipamentos de primeira resposta.
O Estado conta ainda com o Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines), que tem como objetivo a proteção das Unidades de Conservação (UCs) e seu entorno, Áreas Prioritárias para Conservação da Mata Atlântica no Espírito Santo e Áreas de Preservação Permanente (APP).
As ações são coordenadas por representantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) e do Iema, sendo realizadas em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf); Casa Militar do Governo do Estado; Polícia Militar (PMES); Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/ES); e Ibama.
Informações à Imprensa:Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira
(27) 3136-3491/ 9977-1012
Texto: Amanda Amaral
asscom@iema.es.gov.br