A última etapa de capacitação, da segunda fase do projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar), começa nesta segunda-feira (19), e vai até sexta-feira (23) no município de Pancas. O objetivo é contribuir para a conscientização ambiental e o desenvolvimento da Política Estadual de Educação Ambiental em todo o Espírito Santo.
O curso será realizado no Retiro de São Bento, localizado na Ecoárea Pontões Capixabas, que inclui também os municípios de Baixo Guandu, Marilândia e São Domingos do Norte. O projeto
é desenvolvido pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
Serão capacitadas, ao todo, 70 pessoas, entre gestores das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação e professores de escolas de cada um dos municípios da Ecoárea Pontões Capixabas, bem como representantes da equipe da Gerência de Educação Ambiental do Iema.
Mudanças climáticas, políticas públicas, desenvolvimento sustentável e Unidades de Conservação (UCs) serão os temas debatidos no curso. A programação também conta com danças circulares - prática corporal desenvolvida em grupo, que visa à sensibilização ambiental.
Na oficina e arteterapia serão discutidos o reaproveitamento de
materiais e a reciclagem. Por meio da dinâmica, cada participante será motivado a refletir sobre seu papel de cidadão na preservação do planeta.
Para finalizar esta etapa, haverá na sexta-feira (23), uma trilha monitorada rumo ao mirante do local. Além disso, neste dia também tem início a parte prática do curso, que consiste na elaboração e execução de projetos de Educação Ambiental pelas escolas com
intervenção na comunidade.
Projeto Ecoar
O Ecoar incentiva a promoção de ações de educação ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de Unidades de Conservação (UCs), e a participação em Comitês de
Bacias Hidrográficas, Conselhos de unidades, redes de Educação Ambiental e demais coletivos ambientais.
Esta é a segunda fase do projeto, representada pelo grupo Unidades e executada pelo Instituto Ecos, com patrocínio da ArcelorMittal Tubarão. Além da Ecoárea Pontões Capixabas,
compõem o Grupo Unidades, as Ecoáreas Parque de Itaúnas, Jequitibá Rosa, Pedra Azul e Cricaré-Cotaxé, com sedes em Conceição da Barra, João Neiva, Marechal Floriano e Barra de São Francisco, respectivamente.
Foram realizados quatro cursos até o momento, sendo um no Polo de Educação Ambiental Guaçu-Virá, em Venda Nova do Imigrante; um na Câmara de Vereadores de João Neiva; outro no Parque Estadual de Itaúnas (PEI) e também na Casa da Cultura de Barra de São Francisco.
A segunda fase do Projeto Ecoar prevê um seminário regional sobre Educação Ambiental para cada Ecoárea, além de um estadual cujo objetivo é envolver todos participantes. A terceira fase será realizada com o grupo Grande Vitória/Sul/Caparaó e tem previsão de início ainda em 2011.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
(27) 3636-2591/ 9977-1012
Texto: Linda de Abreu
meioambiente.es@gmail.com