Governo do Estado do Espírito Santo
04/04/2009 11h09 - Atualizado em 05/10/2016 16h53

Novas áreas de Mata Atlântica no Espírito Santo recebem título de Posto Avançado

Duas novas áreas no Espírito Santo receberam nesta sexta-feira (03) o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). As unidades ficam em Linhares, Norte do Estado, e com este reconhecimento terão maior acesso a investimentos internacionais em projetos de preservação.

Foram contempladas a Reserva Natural da Vale e a Base Linhares do Projeto Tamar. Também foi entregue a titulação à Fazenda Bulcão do Instituto Terra (Aimorés), o primeiro Posto Avançado de Minas Gerais. A cerimônia aconteceu no auditório Paulo César Vinha, na sede do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), no município de Cariacica.

Com as novas áreas o Espírito Santo passa a sediar quatro Postos Avançados. Os outros dois são o Mosteiro Zen Budista (Ibiraçu) e o Museu de Biologia Professor Mello Leitão (Santa Teresa).



Clayton Lino, Ricardo Salgado, Maria da Glória Abaurre, Joca Thomé e Renato de Jesus. Foto: Luana Rebouças



Entre os presentes na solenidade estavam a secretária estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre; a diretora presidente do Iema, Sueli Passoni Tonini; o representante do programa MAB/Unesco em assuntos da Mata Atlântica, o presidente do Conselho da RBMA, Clayton Lino; o representante do projeto Tamar, Joca Thomé; a Vale foi representada por Renato de Jesus; e o Instituto Terra, por Ricardo Salgado.



Os novos Conselheiros do CE-RBMA do ES e representantes dos novos postos avançados da Reserva da Biosfera.Foto: Luana Rebouças



Na ocasião, foi dada a posse aos Conselheiros do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do ES (CE-RBMA) e inaugurada a sede do Conselho, que passará a contar com uma sala nas dependências do Iema. Os ambientalistas ainda aproveitaram o momento para troca de informações e debates sobre o Plano de Ação da Mata Atlântica no Espírito Santo.

Projeto Tamar

A área de atuação do Tamar abrange 250 quilômetros de praias monitoradas por seis Bases em 14 comunidades, nos municípios de Anchieta, Serra, Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra. Os trabalhos no Espírito Santo foram iniciados em 1982 no Sul do Rio Doce, e cinco anos mais tarde foram estendidos até o Norte.

O projeto é provedor de informações técnico-científicas sobre tartarugas marinhas no Brasil. Desenvolve pesquisas de manejo e de biologia de ninhos e filhotes. O rastreamento das tartarugas por rádio transmissores por satélite tem trazido dados até então desconhecidos pelos cientistas em todo o mundo, e o Espírito Santo é pioneiro nesta pesquisa.

Reserva da Vale

A Reserva Natural Vale do Rio Doce (RNVRD) está localizada a 30 quilômetros ao norte do Rio Doce, entre os municípios de Linhares e Jaguaré. Fica em uma das áreas de maior importância biológica para conservação da biosfera da Mata Atlântica, no Corredor Central da Mata Atlântica.

Apresenta 21.787 ha de extensão, ou seja, é uma das maiores áreas de Mata Atlântica em relevo tabular. Juntamente com a Reserva Biológica de Sooretama, formam o maior bloco contínuo de vegetação primária, aproximadamente, 52 % da formação no Espírito Santo.

A Reserva desenvolve, historicamente, um trabalho de extrema importância para conservação da Mata Atlântica no Espírito Santo e no Brasil. Exerce a função de proteção da biodiversidade o desenvolvimento sustentável e a promoção do conhecimento científico e tradicional.

Instituto Terra

Instituto Terra é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 1999 por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Ribeiro Salgado Junior. Localizada na Fazenda Bulcão, Aimorés (MG), com uma área de 676 ha, reconhecida como Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) pela Portaria IEF/MG Nº 081, promulgada em 07 de outubro de 1998. É a primeira RPPN criada em uma área degradada.

O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável no Município de Aimorés com as comunidades, em ações que visem planejamento e ocupação sustentável e racional do território.

Postos Avançados

Os postos Avançados são centros de divulgação das idéias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva. Para ser um Posto Avançado aprovado pelo Conselho é necessário que a instituição desenvolva proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica.

Além de em MG e ES, os Postos Avançados do Brasil estão em:

Alagoas: Cinturão Verde da Braskem, Fazenda São José, Centro Menestrel das Alagoas da RPPN Madeira da Usina Seresta, Reserva da Serra D´Água da Usina Camaragipe, RPPN do Santuário Ecológico da Fazenda Santa Tereza, Sítio do Pau Brasil - S/A Usina Cururipe.

Bahia: Centro de Recursos Ambientais da APA da Lagoa Encantada, Parque Nacional Marinho de Abrolhos, Reserva do Jequitibá, RPPN Ecoparque de UMA, RPPN Serra do Teimoso.

Paraíba: Jardim Botânico da Paraíba.

Pernambuco: Refúgio Ecológico Charles Darwin, Sede da APA de Guadalupe, Sitio Ecológico Frei Alfredo- Itapissuma

Rio de Janeiro: APA Petrópolis - Núcleo Fazenda Santo Antônio, APA Petrópolis - Núcleo Itaipava, Centro Interativo da Mata Atlântica – CIMA/ Itaipava, Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Rio Grande do Norte: Parque Estadual das Dunas de Natal "Jornalista Luis Mário Alves", Santuário Ecológico de Pipa.

Rio Grande do Sul: Museu da Araucária de Canela, RPPN Rancho Mira-Serra, Sede do Consórcio do Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia, Sede do Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Santa Catarina: RPPN Chácara Edith.

Sergipe: Parque Governador José Rollemberg Leite.

São Paulo: Fazenda Boa Vista, Roseira, Parque das Neblinas – Instituto Ecofuturo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein – (27) 3136-3491/ 9972-4492
E-mail: meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard