Duas novas áreas no Espírito Santo receberam nesta sexta-feira (03) o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). As unidades ficam em Linhares, Norte do Estado, e com este reconhecimento terão maior acesso a investimentos internacionais em projetos de preservação.
Foram contempladas a Reserva Natural da Vale e a Base Linhares do Projeto Tamar. Também foi entregue a titulação à Fazenda Bulcão do Instituto Terra (Aimorés), o primeiro Posto Avançado de Minas Gerais. A cerimônia aconteceu no auditório Paulo César Vinha, na sede do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), no município de Cariacica.
Com as novas áreas o Espírito Santo passa a sediar quatro Postos Avançados. Os outros dois são o Mosteiro Zen Budista (Ibiraçu) e o Museu de Biologia Professor Mello Leitão (Santa Teresa).
|
Clayton Lino, Ricardo Salgado, Maria da Glória Abaurre, Joca Thomé e Renato de Jesus. Foto: Luana Rebouças |
Entre os presentes na solenidade estavam a secretária estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre; a diretora presidente do Iema, Sueli Passoni Tonini; o representante do programa MAB/Unesco em assuntos da Mata Atlântica, o presidente do Conselho da RBMA, Clayton Lino; o representante do projeto Tamar, Joca Thomé; a Vale foi representada por Renato de Jesus; e o Instituto Terra, por Ricardo Salgado.
|
Os novos Conselheiros do CE-RBMA do ES e representantes dos novos postos avançados da Reserva da Biosfera.Foto: Luana Rebouças |
Na ocasião, foi dada a posse aos Conselheiros do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do ES (CE-RBMA) e inaugurada a sede do Conselho, que passará a contar com uma sala nas dependências do Iema. Os ambientalistas ainda aproveitaram o momento para troca de informações e debates sobre o Plano de Ação da Mata Atlântica no Espírito Santo.
Projeto TamarA área de atuação do Tamar abrange 250 quilômetros de praias monitoradas por seis Bases em 14 comunidades, nos municípios de Anchieta, Serra, Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra. Os trabalhos no Espírito Santo foram iniciados em 1982 no Sul do Rio Doce, e cinco anos mais tarde foram estendidos até o Norte.
O projeto é provedor de informações técnico-científicas sobre tartarugas marinhas no Brasil. Desenvolve pesquisas de manejo e de biologia de ninhos e filhotes. O rastreamento das tartarugas por rádio transmissores por satélite tem trazido dados até então desconhecidos pelos cientistas em todo o mundo, e o Espírito Santo é pioneiro nesta pesquisa.
Reserva da ValeA Reserva Natural Vale do Rio Doce (RNVRD) está localizada a 30 quilômetros ao norte do Rio Doce, entre os municípios de Linhares e Jaguaré. Fica em uma das áreas de maior importância biológica para conservação da biosfera da Mata Atlântica, no Corredor Central da Mata Atlântica.
Apresenta 21.787 ha de extensão, ou seja, é uma das maiores áreas de Mata Atlântica em relevo tabular. Juntamente com a Reserva Biológica de Sooretama, formam o maior bloco contínuo de vegetação primária, aproximadamente, 52 % da formação no Espírito Santo.
A Reserva desenvolve, historicamente, um trabalho de extrema importância para conservação da Mata Atlântica no Espírito Santo e no Brasil. Exerce a função de proteção da biodiversidade o desenvolvimento sustentável e a promoção do conhecimento científico e tradicional.
Instituto TerraInstituto Terra é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 1999 por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Ribeiro Salgado Junior. Localizada na Fazenda Bulcão, Aimorés (MG), com uma área de 676 ha, reconhecida como Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) pela Portaria IEF/MG Nº 081, promulgada em 07 de outubro de 1998. É a primeira RPPN criada em uma área degradada.
O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável no Município de Aimorés com as comunidades, em ações que visem planejamento e ocupação sustentável e racional do território.
Postos AvançadosOs postos Avançados são centros de divulgação das idéias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva. Para ser um Posto Avançado aprovado pelo Conselho é necessário que a instituição desenvolva proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica.
Além de em MG e ES, os Postos Avançados do Brasil estão em:
Alagoas: Cinturão Verde da Braskem, Fazenda São José, Centro Menestrel das Alagoas da RPPN Madeira da Usina Seresta, Reserva da Serra D´Água da Usina Camaragipe, RPPN do Santuário Ecológico da Fazenda Santa Tereza, Sítio do Pau Brasil - S/A Usina Cururipe.
Bahia: Centro de Recursos Ambientais da APA da Lagoa Encantada, Parque Nacional Marinho de Abrolhos, Reserva do Jequitibá, RPPN Ecoparque de UMA, RPPN Serra do Teimoso.
Paraíba: Jardim Botânico da Paraíba.
Pernambuco: Refúgio Ecológico Charles Darwin, Sede da APA de Guadalupe, Sitio Ecológico Frei Alfredo- Itapissuma
Rio de Janeiro: APA Petrópolis - Núcleo Fazenda Santo Antônio, APA Petrópolis - Núcleo Itaipava, Centro Interativo da Mata Atlântica – CIMA/ Itaipava, Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Rio Grande do Norte: Parque Estadual das Dunas de Natal "Jornalista Luis Mário Alves", Santuário Ecológico de Pipa.
Rio Grande do Sul: Museu da Araucária de Canela, RPPN Rancho Mira-Serra, Sede do Consórcio do Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia, Sede do Parque Nacional da Lagoa do Peixe.
Santa Catarina: RPPN Chácara Edith.
Sergipe: Parque Governador José Rollemberg Leite.
São Paulo: Fazenda Boa Vista, Roseira, Parque das Neblinas – Instituto Ecofuturo.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein – (27) 3136-3491/ 9972-4492
E-mail:
meioambiente.es@gmail.com