Governo do Estado do Espírito Santo
17/12/2010 15h58 - Atualizado em 05/10/2016 17h09

Novas ações em 2011 para a gestão dos resíduos sólidos

Nesta sexta-feira (17), um conjunto de propostas e ações para 2011, que irão contribuir para o melhor gerenciamento dos resíduos sólidos no Estado, foi apresentado durante o workshop dos Subcomitês Temáticos de Resíduos Sólidos, realizado na Assembleia Legislativa, em Vitória.

A cerimônia teve início às 9 horas e contou com a presença da promotora do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), Nícia Regina Sampaio, da diretora presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Sueli Passoni Tonini, e de representantes de Instituto Ideias, órgãos públicos, sindicatos, do empresariado, da comunidade científica, ONGs, entre outros.

Todos os oito subcomitês do Comitê Gestor de Resíduos Sólidos (Cogeres), representados pela sociedade civil organizada, setor empreendedor e órgãos públicos, apresentaram seu Plano de Ação 2011. Para sua elaboração, foram realizadas neste ano várias reuniões, nas quais foram identificadas as dificuldades para o gerenciamento de resíduos de diferentes setores produtivos.

“Esta não é só uma responsabilidade do Governo, mas de toda a sociedade, por isso parabenizo os representantes do setor produtivo pela participação. O diálogo é a nossa base e foi assim com os subcomitês. Destaco a ação do Ministério Público, que vem como nós buscando entender a questão junto aos municípios e os diferentes setores, o que é muito bom para o Espírito Santo”, disse Sueli.

As ações apresentadas visam a estimular a redução do consumo, o reaproveitamento e a reciclagem, além da geração de emprego e renda a partir da transformação em matéria prima. Novas Normas Instrutivas (INs), projetos de incentivo fiscal para reciclagem, revisão de nomenclaturas, criação de associações para a coleta e destinação adequada dos resíduos, entre outras propostas compõem os Planos de Ação.

“Transformar a Lei em realidade é o desafio para todos os órgãos presentes e resolver esta questão dos resíduos sólidos no Estado será um grande legado”, comentou Nicia Sampaio.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3636-2592/9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard