22/09/2016 12h22 - Atualizado em 05/10/2016 17h40

Municípios capixabas elaboram Plano de Educação Ambiental

Representantes das áreas de meio ambiente e de educação de todo o Estado se reuniram, nesta quinta-feira (22), para elaborarem o Programa de Educação Ambiental do Espírito Santo.

O evento, realizado no Centro de Treinamento Dom João Batista, na Praia do Canto, em Vitória, reuniu 75 municípios com o objetivo de traçar as diretrizes que devem ser seguidas em relação aos projetos ligados ao setor.

A realização do encontro é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

O diretor-técnico do Iema, Albertone Sant’Ana Pereira, ressaltou que o evento chama atenção pela representatividade e participação popular. “Vejo com muita alegria a realização desta iniciativa que visa construir de forma coletiva algo tão importante que, com certeza, nos trará ótimos resultados”, ponderou.

A diretora-presidente do Iema, Andréia Pereira Carvalho, lembrou do envolvimento de todos os municípios e parabenizou o empenho dos envolvidos. Ela reforçou a necessidade de ações coletivas que trarão resultados ainda melhores em 2017.

A subsecretária de Meio Ambiente, Fernanda Rabello de Sousa, afirmou que esse é um tema que deve ser trabalhado com todos os segmentos, chamando, segundo ela, à necessidade de se fazer políticas ambientais de forma integrada. “O estado tem o papel de preservar, assim como todos nós temos. Por isso, precisamos entender que o meio ambiente é uma responsabilidade coletiva de toda sociedade”, salientou Fernanda.

Representantes
A professora de geografia, Ana Maria Ptak, moradora de Águia Branca, participou de todas as etapas da construção do documento e garantiu que a experiência tem feito toda a diferença nas ações que vem desenvolvendo junto aos alunos. “Temos que trabalhar esta questão desde o Ensino Infantil, bem como em todos os segmentos sociais, associando teoria e prática”, afirmou a Ana Maria.

O biólogo, Evandro Rizzi, do município de Marilândia, disse que esta é uma excelente oportunidade para que os municípios desenvolvam a temática de forma transversal. Ele afirmou que sua ideia é integrar as diversas secretarias municipais para desenvolver novas propostas.
“Esse evento faz toda diferença do ponto de vista da formação, pois não é só teoria, mas está associado à prática. Vamos, inclusive, trabalhar as questões de recursos naturais e resíduos sólidos em nosso município, que é em sua maioria agrícola e possui muitas escolas em áreas rurais”, destacou Rizzi.
A expectativa é que o Programa Estadual de Educação Ambiental seja concluído até dezembro.

Essa é a quarta e penúltima fase, após a aprovação os setores poderão seguir as diretrizes que irão detalhar o formato dos programas e projetos, que respeitarão a regiões, contemplando todo o estado em sua diversidade socioambiental.

SEAMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos