Será realizado, nesta terça-feira (05), em Vitória, o X Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral. O objetivo é unir e intensificar a relação de empresas e setores organizados em Arranjos Produtivos Locais (APLs), discutir e difundir experiências, buscando soluções nesta área.
Com o tema “Competitividade e Sustentabilidade dos APLs de Base Mineral”, o evento segue até quinta-feira (07) e tem entre os realizadores a Secretaria de Estado do Desenvolvimento (Sedes) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
Durante a abertura será entregue o Prêmio Melhores Práticas 2013, que visa distinguir e reconhecer os atores da mineração de pequeno e médio porte, sob a forma de APLs, e as melhores práticas realizadas no âmbito da cadeia produtiva do setor mineral (processos de pesquisa mineral, extração, beneficiamento, transformação mineral e comercialização dos produtos).
A programação é composta por exposição dos trabalhos concorrentes ao prêmio, plenária, visita técnica a uma indústria, entre outras atividades. Serão abordadas as seguintes questões: formalização e organização da produção mineral; eficiência produtiva e sustentabilidade; avaliação do ciclo de vida de produtos da indústria mineral e tecnologia e inovação para competitividade e sustentabilidade mineral.
Paralelo ao seminário, acontece o VII Encontro da RedeAPLmineral para divulgar e disseminar informações de práticas na cadeia produtiva do setor, no qual são compreendidos os processos de: extração, beneficiamento e transformação mineral, organizados em APLs de base mineral.
O evento foi criado em 2003, por meio da parceria entre os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o de Minas e Energia (MME).
O X Seminário Nacional de APLs de Base Mineral e o VII Encontro da RedeAPLmineral contam com a participação e o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), das secretarias nacionais de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e a de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do CentroRochas, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes),Sindirochas, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras instituições.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação Seama/Iema:
Amanda Amaral – (27) 3636-2591/9977-1012
asscom@iema.es.gov.brwww.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees