Gestores ambientais, professores e alunos da rede pública de ensino de 45 municípios capixabas, além de representantes dos poderes públicos municipal e estadual e do setor empreendedor, se reuniram na manhã desta quinta-feira (15) durante o segundo “Seminário Estadual do Projeto Escola, Ambiente e Responsabilidade – Ecoar”. O evento está sendo realizado no Cerimonial Le Rosé, em Vitória, e conta com apresentações culturais e palestras de especialistas renomados como o ambientalista Dener Giovanini e o teólogo e escritor Frei Betto. O encerramento está previsto para as 16h30min.
O encontro é uma promoção do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Estiveram presentes na solenidade de abertura, o vice-governador, Givaldo Vieira, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Paulo Ruy Valim Carnelli, o diretor-presidente do Iema, Aladim Fernando Cerqueira, e o gerente de Educação Ambiental do Iema, Chander Rian de Castro.
Aproximadamente 700 pessoas participam do seminário. Entre elas: gestores das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação, além de integrantes do corpo docente de diversas escolas.
O vice-governador Givaldo Vieira destacou a importância do Ecoar em função da repercussão de seus resultados nos municípios que já receberam a capacitação.
“Este seminário é um projeto de grande relevância e um dos mais criativos. Como o nome já diz o Projeto Ecoar produz impacto, uma ressonância em nossas cidades. Sabemos que esta iniciativa tem dado para o Estado um retorno muito importante e confirma uma das premissas do Governo que é a preservação ambiental. Para colocarmos uma ação de pé, ela precisa nos apresentar resultados e o Ecoar tem cumprido seu papel”, disse.
Givaldo Vieira pontuou os investimentos do Governo do ES focados na preservação do meio ambiente e citou o Programa Estadual de Ampliação da Cobertura Florestal-Reflorestar, que tem como meta aumentar a área preservada no Espírito Santo em 30 mil hectares até 2014. Outra ação importante citada pelo vice-governador é a destinação de recursos na ordem de R$ 1 bilhão em saneamento nos próximos quatro anos, entre recursos próprios, da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e de financiamentos captados pela administração estadual.
O secretário do Meio Ambiente reiterou a importância do projeto. “Todos os dias passo pela Enseada do Suá e costumo contar quantas cabeças de tartarugas consigo avistar. Hoje, contei oito. E gostaria de ver cada vez mais tartarugas ali. Acredito que nossa tarefa seja essa, pensar nos filhotes dos filhotes que ainda estão por vir. E é isto que o Ecoar representa ao disseminar conceitos e práticas de educação ambiental em todo o Estado, descentralizando a gestão ambiental, propagando esta mensagem para professores e crianças que por sua vez, passam adiante”.
O diretor-presidente do Iema anunciou a continuidade do trabalho de capacitação em Educação Ambiental. “A cada ano o projeto vem ganhando força. Hoje temos 45 municípios motivados e já traçamos um plano para em 2012 envolver outros municípios, desta vez na região da Grande Vitória”, afirmou.
O encontro destaca os resultados obtidos durante a segunda fase do Ecoar, executada pelo Instituto Ecos com patrocínio da Arcelor Mittal. Fizeram parte desta etapa os municípios do Grupo Unidades, composto por cinco Ecoáreas. São eles: Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Mantenópolis, João Neiva, Aracruz, Ibiraçu, Conceição da Barra, Jaguaré, Mucurici, São Mateus, Sooretama, Pancas, Baixo Guandú, Marilândia, São Domingos do Norte, Marechal Floriano, Domingos Martins, Alfredo Chaves, Venda Nova do Imigrante e Viana.
O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim, agradeceu a oportunidade de poder representar as administrações municipais durante a solenidade. “Parabenizo o Estado pela sensibilidade na realização deste projeto, que acrescentou muito à nossa gestão, que hoje se discute com dois pilares: capacitação e consciência. Os profissionais devem receber formação, mas conscientes do comprometimento com o desenvolvimento sustentável, com a melhoria da qualidade de vida. Outro ponto a ser destacado é o trabalho desenvolvido com as crianças nas escolas”, comentou.
Também estão participam do segundo Seminário Estadual do Ecoar representantes do Grupo Corredores, capacitados durante a primeira fase do projeto. Suas cinco Ecoáreas abrangem os municípios de Afonso Cláudio, Itarana, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Brejetuba, Pinheiros, Pedro Canário, Montanha, Ponto Belo, Boa Esperança, Piúma, Anchieta, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Nova Venécia, Vila Pavão, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Governador Lindenberg, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, São Roque do Canaã e Itaguaçu.
Projeto Ecoar
O projeto do Iema incentiva a promoção de ações de educação ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de Unidades de Conservação (UCs), e a participação em Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos de unidades, redes de Educação Ambiental e demais coletivos ambientais. O grupo Corredores é dividido pelas Ecoáreas Saíra Apunhalada, Córrego do Veado, Guanandy, Pedra do Elefante, e Complexo Centro Norte Serrano. Por sua vez, fazem parte do Grupo Unidades as Ecoáreas Pedra Azul, Jequitibá Rosa, Cricaré-Cotaxé, Parque de Itaúnas e Pontões Capixabas. A terceira fase tem previsão de início para o primeiro semestre de 2012.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral
(27) 3636-2591/9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com