Governo do Estado do Espírito Santo
13/07/2010 10h32 - Atualizado em 05/10/2016 17h07

Iema quer recuperar turismo agroambiental na área do Monumento Natural O Frade e a Freira

Foto: Cacá Lima
Representantes da sociedade de Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta tomam posse, nesta quarta- feira (14), às 15h30, no Teatro Ivo Mameri (*), em Rio Novo do Sul, das cadeiras do primeiro Conselho do Monumento Natural O Frade e a Freira (Mona FF).

Ao todo, 30 pessoas do setor empresarial, cultural, esportivo, técnico científico, turismo, meio ambiente, comercial, além de Organizações Não Governamentais (ONGs), órgãos públicos e Associações, entre elas a de moradores, irão contribuir com as decisões sobre o futuro da região.

O gestor de ‘O Frade e a Freira’ e analista ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Luciano Kruger, explica que os membros deste Conselho foram escolhidos pelas comunidades, em duas eleições realizadas no final de 2009, e que antes da posse receberão do Iema um curso de capacitação.

“O Mona O Frade e a Freira é uma Unidade de Conservação de produção econômica formada por 110 propriedades rurais, ou seja, com foco em proteção com uso sustentável, e o Conselho é o canal de comunicação para defender os interesses da sociedade”, pontua.

Luciano também revela que além de opinarem sobre a instalação de novas unidades produtivas na área do Mona e sua zona de amortecimento, um dos principais trabalhos do Conselho será debater as estratégias para reconquistar o potencial agroambiental da área e o incremento de atividades turísticas.

“Temos que dialogar para, por exemplo, recuperar a mata ciliar do Rio Novo, pois este seria um ganho ambiental para os municípios que dependem total ou parcialmente desse rio para seu abastecimento, como Itapemirim e Rio Novo do Sul. Mas isso tem que ser feito de forma economicamente viável, promovendo equilíbrio nas atividades produtivas”, ressalta.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3491/ 9844-4831
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard