Governo do Estado do Espírito Santo
29/09/2011 14h23 - Atualizado em 05/10/2016 17h12

Iema participa da expedição nos manguezais de Vitória

O Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participa, nesta sexta-feira (30), de uma expedição no manguezal da Baía de Vitória, para chamar a atenção da população sobre a importância do defeso do caranguejo, que começa neste sábado (01).

No período de 01 de outubro a 30 de novembro será realizado o defeso para muda do caranguejo, que tem como objetivo garantir a proteção da espécie, durante a fase em que os caranguejos estarão trocando de carapaça e ficam mais vulneráveis à captura. Esse trabalho de conscientização é importante para a manutenção dos estoques populacionais desta espécie, de modo a garantir seu uso sustentável.

A expedição começa com um café da manhã, às 8 horas, na Ilha da Fumaça e de lá, vários barcos partirão rumo à Ilha das Caieiras, onde será realizada uma panfletagem junto aos comerciantes que trabalham com o caranguejo. De lá a expedição partirá para o manguezal de Maria Ortiz, onde será finalizada a ação, por volta de 11h30min.

Participarão da expedição, representantes do Iema, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Ambiental, secretarias de Meio Ambiente de Vitória, da Serra, de Vila Velha e de Cariacica, além de líderes das associações de catadores de caranguejo e donos de estabelecimentos que os comercializam. A analista ambiental Tainan Bezerra, que trabalha com gerenciamento costeiro e é coordenadora do Grupo de Fauna, será a representante do Iema que acompanhará a expedição.

Serviço:

Expedição no manguezal da Baia de Vitória
Data: sexta-feira (30).
Horário: Das 8 às 11h30min.
Local de saída: Ilha da Fumaça. Av. Beira Mar, Vitória, em frente ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
(27) 3636-2591/ 9844-4831
Texto: Leila Oliveira
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard