Governo do Estado do Espírito Santo
20/01/2011 18h05 - Atualizado em 05/10/2016 17h09

Iema orienta banhistas sobre como se comportar nas praias

As praias do Estado vão ganhar novos personagens. O guruça, a tartaruga marinha, a estrela do mar e o ermitão são as estrelas da campanha de verão do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) cujo lema é “Cuidar da Natureza é a Nossa Praia”. A partir desta sexta-feira (21) serão instaladas tendas em cinco balneários capixabas, com atrações como peças de teatro, gincanas e distribuição de brindes.

A entrada é gratuita e o funcionamento é sempre das 9 às 12 horas. O primeiro balneário a receber a tenda é Praia da Costa, em Vila Velha. No espaço que será montado pelo Iema, haverá sorteios e promoções especiais, sempre com dicas sobre, por exemplo, o descarte correto do lixo e cuidados com a vegetação.

A ideia é que os banhistas reflitam sobre seu comportamento nas praias por meio de atividades lúdicas, que além de distrair também passam mensagens importantes sobre o meio ambiente e que, assim, adultos e crianças ajudem a conservar as praias e se tornem multiplicadores de consciência ambiental.

Além desta campanha, outra atividade de gerenciamento costeiro do Iema é o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla), uma ação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), coordenada no Estado pelo órgão e a Gerência Regional do Patrimônio da União no Estado do Espírito Santo (GRPU).

O objetivo é estimular a gestão integrada dos espaços litorâneos, por meio da articulação do Governo Federal e Estadual, prefeituras e da sociedade, compatibilizando as políticas ambiental, patrimonial e urbana.

O Projeto trata de questões relativas à fragilidade dos ecossistemas, ao crescimento do uso e ocupação de forma desordenada e irregular e ao aumento dos processos erosivos e de fontes contaminantes da orla.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3636-2592/9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard