Chaminé “interativa” que para de poluir com um filtro e uma lixeira com um sensor que limpa a imagem de um telão, logo após o lixo ser descartado corretamente. Estas são algumas das atrações do estande de Monitoramento de balneabilidade e qualidade do ar, na Mostra Estadual de Ciência e Inovação, que acontece até esta sexta-feira (23), no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o antigo Cefetes, em Vitória.
A estrutura da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) chama a atenção dos visitantes da mostra. “O estande é o que mais chama atenção. Acaba sendo bem divertido, mas sem deixar de lado a conscientização ambiental. Pude entender como funciona o monitoramento da qualidade do ar em nosso Estado”, conta a autônoma, Leidiane Cunha.
Os visitantes do estande ainda podem levar para casa uma calculadora ecológica, que mostra o número de árvores que cada pessoa deve plantar para compensar sua emissão anual de gás carbônico (CO2). A estudante de Mecânica do Ifes, Lara Duarte, aprovou a iniciativa e descobriu que teria que plantar oito árvores para compensar a sua emissão anual do poluente. “Pretendo plantar as árvores, só não sei quando ainda”, revela.
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
A estudante Lara Duarte deve plantar oito árvores para compensar sua emissão de CO2.
Semana Estadual de Ciência e TecnologiaA Mostra Estadual de Ciência e Inovação acontece durante a 6º Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, realizada até domingo (25) como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A coordenação é da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sect) e da Fundação Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). O tema este ano é “Ciência no Brasil”.
Informações à Imprensa:Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein/Amanda Amaral
(27) 3136-3491/9977-1012
Texto: Anna Karla Lerbach
meioambiente.es@gmail.com