24/01/2013 09h41 - Atualizado em 05/10/2016 17h26

Iema inicia campanha para orientar banhistas sobre cuidados com as praias

A partir desta sexta-feira (25), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) percorrerá 12 pontos do litoral capixaba com a campanha “Cuidar da Natureza é a Nossa Praia”. Tendas itinerantes com atividades de educação ambiental levarão aos balneários teatro, brincadeiras e distribuição de brindes.

O objetivo é que adultos e crianças sejam conscientizados sobre suas atitudes como banhistas de uma forma descontraída e também aprendam como gestos simples podem contribuir para a conservação do meio ambiente.

Nesta sexta (25), a tenda itinerante estará na Praia do Morro, em Guarapari. No sábado (26), será a vez de Guriri, em São Mateus; e no domingo (27), a campanha chegará à Praia da Barra, em Conceição da Barra. As atividades na tenda do Iema acontecerão sempre das 9h30 às 12h30 e os principais assuntos abordados serão os cuidados que se deve tomar com a vegetação de restinga, a proibição de levar animais e fazer churrasco nas praias e os problemas relacionados ao descarte incorreto de lixo.

A campanha “Cuidar da Natureza é a Nossa Praia” seguirá até o dia 13 de Fevereiro e nos próximos finais de semana ainda passará pela Praia de Camburi, em Vitória; Praia da Costa, em Vila Velha; Santa Mônica, em Guarapari; Costa Azul e Castelhanos, em Anchieta; Praia Central, em Marataízes; Manguinhos e Jacaraípe, na Serra; e Santa Cruz, em Aracruz. O cronograma será divulgado semanalmente pelo Iema.

Confira algumas dicas e informações importantes sobre preservação das praias:

- Evite pisar e estacionar sobre a vegetação de restinga, que é muito importante para uma praia saudável, pois ajuda a conter a areia, evitando a erosão. Além disso, abriga espécies de aves, répteis e mamíferos;

- O lixo na praia é desagradável para os próprios banhistas e atrai animais e microorganismos causadores de doenças. Caso não existam lixeiras, deve-se fazer uso de sacola própria, destinando-a posteriormente em local adequado;
- Animais silvestres podem ingerir o lixo deixado na areia ou carreado para o mar. Tartarugas confundem plástico com água-viva e acabam morrendo por indigestão;

- Vidro e metais cortantes podem causar ferimentos e restos de alimentos deixados na praia favorece a disseminação de doenças como micoses, enterites, dermatites, hepatite e tétano.

- Animais domésticos podem transmitir doenças para os seres humanos, por isso quando levados à praia, só devem transitar nos calçadões, nunca na areia ou sobre a vegetação;

- Na areia, os animais domésticos podem ter a saúde comprometida, pois são expostos a organismos causadores de doenças, excesso de calor, ingestão de restos de peixes, areia ou água salgada.

Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Isabela Nucci