O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) iniciou, na tarde desta terça-feira (06), uma operação de combate ao tráfico de animais silvestres, juntamente com uma equipe de Brasília, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A apreensão já soma mais de 20 pássaros com documentação alterada ou sem documentação.
Dentre os animais apreendidos estão bico de pimenta, catatal, cigarrinha, coleiro, bigodinho, tico-tico, sanhaço, canário da terra, trinca ferro e papagaios, incluindo um Chauã.
Além disso, foram encontradas 10 peças de Sambambaia Açú, também conhecida como xaxim, em uma residência de Venda Nova do Imigrante.
Os técnicos do Iema e do Ibama também deflagraram a comercialização irregular de xaxim sendo feita pela empresa Defágro, de Marechal Floriano. Toda a vegetação, que está ameaçada de extinção, foi recolhida.
Os animais serão encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), localizado em Barra do Riacho, no município de Aracruz. Já o xaxim ficará na sede do Iema, porque a planta não sobrevive após a extração, o que impede sua reintrodução à natureza.
Todos os proprietários foram autuados e multados.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein – (27) 3136-3491/ 9972-4492
E-mail:
meioambiente.es@gmail.com