Governo do Estado do Espírito Santo
12/01/2009 14h09 - Atualizado em 05/10/2016 16h52

Iema destina verba de compensação ambiental para Rebio Comboios

Parte da compensação ambiental exigida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) no licenciamento do gasoduto Cacimbas-Vitória, que destinou R$ 550 mil à Reserva Biológica de Comboios (Rebio de Comboios), garantiu cinco novos veículos automotivos que iniciaram 2009 reforçando a fiscalização da Unidade.

O restante da verba, aproximadamente R$ 380 mil, será investido em benfeitorias na unidade até o final de 2009. A compensação ambiental é uma exigência legal para projetos potencialmente poluidores e a Rebio abrange uma média de 830 hectares, no litoral norte do Espírito Santo, em uma região produtora de petróleo.

A reserva protege 15 quilômetros de praias semi-desertas e abriga a base-mãe do Projeto Tamar no Espírito Santo. A unidade, reconhecida internacionalmente como área de extrema importância biológica, é o único ponto de concentração de desovas da Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), e o segundo maior da Tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) no Brasil.

O centro de visitantes – administrado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio) e o Tamar – conta com tanques que abrigam exemplares vivos de quatro espécies de tartarugas, salas de exposição e vídeo, painéis auto-explicativos sobre esses animais e, entre dezembro e fevereiro, apóia a soltura assistida de filhotes na praia. O local recebe 25 mil visitantes por ano, incluindo turistas e alunos das redes pública e privada.

A Rebio também guarda remanescentes de restinga do Brasil e preserva várias espécies de plantas e animais ameaçadas de extinção, como a preguiça-de-coleira, o tamanduá e o macaco-prego.

O gasoduto Cacimbas-Vitória tem 130Km de extensão e corta os municípios de Vitória, Linhares, Fundão e Aracruz. A capacidade de transporte é de até 20 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural, a partir dos sistemas de compressão intermediários instalados. O trecho faz parte do projeto Gasene, uma rede de transporte de gás que ligará o Brasil, do Sul ao Nordeste.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein – (27) 3136-3491/ 9972-4492
E-mail: meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard