Governo do Estado do Espírito Santo
01/07/2011 11h05 - Atualizado em 05/10/2016 17h12

Iema conclui Plano de Controle da Poluição Veicular

Com o objetivo de estabelecer limites para as emissões veiculares, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar na Grande Vitória, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) elaborou o Plano de Controle da Poluição Veicular (PCPV). O documento aponta as diretrizes ambientais que nortearão a implementação de um Programa de Inspeção e Manutenção dos Veículos em Uso (I/M), que irá abranger inicialmente os municípios da Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana.

O Plano foi apresentado na quarta-feira (29) ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), cujos conselheiros representam a sociedade, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Iema. O PCPV foi elaborado atendendo a Resolução nº 418 de 2009, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

O prazo para dar início à operacionalização do Programa de Inspeção Veicular é abril de 2012. Para a sua elaboração, está prevista a formalização de um convênio entre a Seama e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES).

O Programa terá início nos cinco municípios da Grande Vitória, onde se concentra, aproximadamente, 45% da frota de todo o Espírito Santo, cujo aumento foi de 130% entre os anos de 2001 e 2010. Passarão a ser inspecionados os veículos movidos a diesel (ônibus e caminhões), já que 42% deles estão na Grande Vitória, veículos do Governo do Estado, além dos táxis, por serem considerados de uso intensivo.

A decisão do Governo do Estado pela implementação do I/M fundamentou-se também nos resultados do Inventário de Fontes da Grande Vitória, concluído em maio de 2011, que identificou a origem da emissão de diferentes tipos de poluentes na atmosfera.

Com relação a poluentes como o PM2,5 e o NOX, os escapamentos e pneus de veículos são responsáveis por 10,2% e 35,0% das emissões, respectivamente, além de serem as fontes que mais contribuem para o lançamento de CO (49,7%), por exemplo.

Também com objetivo de melhorar a qualidade do ar, o Plano de Controle da Poluição Veicular sugere ainda ações como: a destinação de recursos para ampliação da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar em outras regiões do Espírito Santo; ampliação da oferta e melhoria da qualidade do transporte coletivo; incentivo à reciclagem de veículos; ampliação de ciclovias, entre outros.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira
(27) 3636-2591/9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard