Após a ação que controlou o incêndio iniciado na tarde desse domingo (28), no Parque Estadual de Itaúnas, uma equipe do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) começou na manhã desta segunda-feira (29) a realizar o trabalho de rescaldo, ou seja, foi dado início ao monitoramento da região e controle de pequenos focos para evitar que as chamas se propaguem novamente.
Uma parte da área de alagado do Parque foi atingida pelo fogo, além disso, as condições climáticas contribuíram para que as chamas se espalhassem rapidamente e se aproximassem da Vila de Itaúnas. Contudo, a parceria entre a equipe do Iema lotada no Parque, o Corpo de Bombeiros, a Brigada da empresa Fibria e voluntários foi fundamental para o controle do incêndio ainda no domingo (28). Não há registro de casas afetadas e nem de pessoas feridas.
A origem do fogo será apurada pelo Corpo de Bombeiros. Ainda não é possível estimar o total da área atingida na unidade, porém será elaborado pelo Iema um relatório para identificar a região afetada e os danos causados à fauna e flora locais, assim como os métodos mais adequados para iniciar a recuperação do Parque. Sua elaboração tem início após o encerramento do monitoramento no local e deve ser concluído em aproximadamente 30 dias.
Divulgação Iema
O Iema vai elaborar um relatório identificando a região afetada e os danos causados à fauna e flora locais
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27 3636- 2591 / 27 3636-2592
Imprensa:
Amanda Amaral (27) 9-9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees
Instagram: @meioambientees