Uma área do litoral de Linhares foi atingida, na noite desta terça-feira (24), por uma mancha de óleo provocada por uma falha na operação do Terminal Norte Capixaba (TNC) - uma unidade da Transpetro de armazenagem e escoamento de petróleo - no carregamento de óleo de um navio, a aproximadamente 4 quilômetros da costa de São Mateus.
A empresa foi notificada pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) para controlar o vazamento, conter a mancha, executar a recuperação da área atingida e apresentar relatórios sobre causas do acidente.
Um dos maiores impactos ambientais aconteceu em Degredo, local que abriga um importante ecossistema de restinga e sítios de desova da Tartaruga Couro e da Tartaruga Cabeçuda.
Técnicos do Iema estão no local analisando os impactos ambientais provocados pelo acidente, e os especialistas do Projeto Tamar foram convidados a acompanhar o processo de limpeza.
A multa a ser aplicada está sendo calculada, pelo Iema, e levará em conta as consequências ambientais ocasionadas e o fato de ser um vazamento reincidente.
No início de outubro, a Transpetro já havia sido autuada e multada em R$ 200 mil pelo Iema por contaminar a água e a areia da Praia Barra Nova, em frente ao Terminal Norte Capixaba, em São Mateus. Na tarde desta quarta-feira (25), o diretor técnico do Iema, Fernando Aquinoga, fará um sobrevôo pela região para avaliar a extensão do impacto.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3491/ 9972-4492