Governo do Estado do Espírito Santo
18/09/2012 12h56 - Atualizado em 05/10/2016 17h18

Iema apresenta novas Bibliotecas Itinerantes dos Parques Estaduais

A partir do mês de outubro, os Parques Estaduais gerenciados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) receberão seis novas unidades do projeto ‘Bibliotecas Itinerantes’. As novas bibliotecas foram apresentadas nesta terça-feira (18), na sede do Iema, para aproximadamente 60 estudantes de escolas localizadas no entorno do Parque Estadual Paulo César Vinha e da Reserva Biológica de Duas Bocas, localizadas em Guarapari e Cariacica, respectivamente.

Estiveram presentes no evento o diretor presidente do Iema, Claudio Denicoli, o subsecretário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Fábio Ahnert, o diretor técnico do Iema, Tarcísio Föeger, o diretor de Recursos Hídricos do Iema, Robson Monteiro, a secretária de Meio Ambiente de Cariacica, Márcia Braguinia, representantes da Prefeitura de Vila Velha, além de servidores do Iema e da Seama.


Juliana Gomes

A coordenadora do projeto apresentou as novas bibliotecas aos estudantes.



Na ocasião, a coordenadora de Educação Ambiental em Unidades de Conservação do Iema, a bibliotecária Rosilene Vieira da Silva, apresentou aos estudantes e aos demais presentes o projeto e as novas Bancas Literárias Ambientais Pedagógicas (BLAP’s), com identificação visual inspirada na paisagem e na fauna da Unidade de Conservação (UC) em que será trabalhada. Os alunos também assistiram a uma apresentação de teatro de bonecos com temática relacionada ao meio ambiente.


Isabela Nucci

Participaram alunos de escolas de Guarapari e Cariacica.



Em fala direcionada aos estudantes, o diretor presidente do Iema, Claudio Denicoli, destacou a importância da Educação Ambiental para a formação dos cidadãos e do tema ser trabalhado nas escolas pelos educadores. “Vocês, crianças que estão aqui hoje, serão as pessoas que assumirão, futuramente, a responsabilidade pelo planeta. Só salvaremos o planeta se crescermos com uma cultura de Educação Ambiental, o que a minha geração não teve. É importante que vocês multipliquem o que aprendem, reproduzindo em casa, corrigindo os pais, ensinando os irmãos”.


Isabela Nucci

As bibliotecas têm acervo voltado à temática ambiental.



O subsecretário de Meio Ambiente, Fabio Ahnert, falou que o projeto alia Educação Ambiental e incentivo à leitura. “Estimular o hábito da leitura, além de promover conhecimento, gera cidadãos críticos, preparados”, avaliou.

Bibliotecas ficarão duas semanas em escolas próximas aos Parques


Isabela Nucci

As bancas tem identidade visual inspirada na fauna e na flora das UC’s.



O Projeto Bibliotecas Itinerantes atende a escolas localizadas no entorno das UC’s, com o objetivo de aproximar as comunidades das áreas protegidas. As bibliotecas ficarão duas semanas em cada escola, cujos professores estão sendo capacitados para trabalhar com o material disponibilizado.

Com cada banca, além dos livros e revistas de conteúdo ambiental, circularão materiais de apoio que serão entregues aos alunos-leitores: diário de leitura; figurinhas; selos, marcadores de páginas, além de banner´s personalizados que circularão nas escolas.

Cada estudante receberá um diário de leitura, em que trabalhará, com acompanhamento do professor, fichamentos dos livros que emprestar. Para cada livro lido e ficha preenchida, o aluno colará em seu diário um selo. Ao completar três selos, o pequeno leitor ganhará um pacote de figurinhas que apresentam paisagens e espécies da fauna e da flora das Unidades de Conservação que integram o projeto.

"O projeto Bibliotecas Itinerantes foi criado com o objetivo de levar informação ambiental com linguagem acessível e adequada para os alunos das escolas localizadas no entorno das unidades de conservação de proteção integral. Assim, além de sensibilizar os estudantes na temática ambiental, buscamos fortalecer o sentido de pertencimento daquelas comunidades com os espaços naturais protegidos, reforçando a identidade e a cultura natural das regiões de nosso Estado", explica a coordenadora de Educação Ambiental em Unidades de Conservação do Iema, Rosilene Vieira da Silva.

Atualmente, a Biblioteca Itinerante já está presente no Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari, e na Reserva Biológica de Duas Bocas, em Cariacica. A partir de outubro, o projeto será ampliado para mais cinco Unidades de Conservação do Estado – Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça ; Parque Estadual de Forno Grande; Parque Estadual de Itaúnas; Parque Estadual de Mata das Flores e Parque Estadual da Pedra Azul. Além disso, o Parque Estadual Paulo César Vinha receberá mais uma biblioteca, totalizando seis novas unidades.

Com a expansão do projeto, as bibliotecas contam com identidade visual que remete à unidade onde ela está inserida, com a ilustração de uma espécie de fauna típica do local:

- Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça – representado pela Lontra (municípios Alegre e Ibitirama);
- Reserva Biológica de Duas Bocas – representada pela Onça Parda (município de Cariacica);
- Parque Estadual de Forno Grande – representado pela Onça Pintada (município de Castelo);
- Parque Estadual de Itaúnas – representado pelo Bicho Preguiça (município de Conceição da Barra);
- Parque Estadual de Mata das Flores – representado pelo Macaco Barbado (município de Castelo);
- Parque Estadual Paulo César Vinha – representado pela Libélula (município de Guarapari);
- Parque Estadual da Pedra Azul – representado pelo Lagarto (município de Domingos Martins).

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama / Iema
Assessoria de Imprensa
Isabela Nucci
(27) 3636 2592 / 9977 1012
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard