Governo do Estado do Espírito Santo
17/12/2009 16h21 - Atualizado em 05/10/2016 17h04

Governo do Estado intensifica ações para recuperação ambiental

O Governo do Estado promove, nesta sexta-feira (18), em Afonso Cláudio, um grande encontro de proprietários rurais para ampliar os trabalhos voltados à preservação e recuperação ambiental no Espírito Santo.

No Dia Especial ‘Conservação e Recuperação da Mata Atlântica’, as secretarias de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) vão apresentar resultados e novidades dos projetos ‘ProdutorES de Água’ e ‘Corredores Ecológicos’, respectivamente.

A atividade acontece às 15 horas, no Sítio Capiau, de propriedade da Sra. Maria da Penha Gomes da Cunha, na comunidade de Empoçado, em Afonso Cláudio.

Com o avanço do projeto ‘ProdutorES de Água’ para as bacias dos rios Guandu e São José, afluentes da bacia do Rio Doce, proprietários rurais dos municípios de Afonso Cláudio e Brejetuba assinam, no Dia Especial, os contratos por Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Seama e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), e remunera produtores que preservam suas florestas em áreas consideradas estratégicas para a questão da água por meio do mecanismo do PSA.

Os produtores de Afonso Cláudio e Brejetuba estão sendo reconhecidos por possuírem florestas estratégicas para as águas do principal rio da região, o Guandu. A previsão é que os pagamentos na bacia do rio São José, nos municípios de Alto Rio Novo e Mantenópolis, sejam realizados no início de 2010.

No evento, serão entregues cheques simbólicos, referentes à primeira parcela do contrato. No total, oito proprietários irão receber R$ 20.699,23 ao ano. A soma da área preservada é de 138,13 hectares.

Corredores ecológicos na Região Serrana

Com o objetivo de implementar ações estratégicas que visam a baixar os custos da implantação dos corredores ecológicos e preservar a área de terras nativas, o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Seag, apresenta durante o Dia Especial as técnicas do ‘Cercamento’.

O ‘Cercamento’ é uma estratégia para implantar os corredores ecológicos, pois isola uma determinada área que irá se recuperar naturalmente. Assim, durante o encontro, o Incaper contempla inicialmente quatro produtores, dos 70 classificados para receber a técnica na propriedade. São aproximadamente 44km de cerca para proteção de uma área de 134 hectares.

Para a implantação dos corredores foram realizados 12 cursos de capacitação e, ao todo, 350 técnicos receberam instruções sobre Boas Práticas Agrícolas e Adequação Ambiental nas propriedades rurais, em relação à compostagem e adubação; sistemas agroflorestais; controle de pragas e doenças; adequação ambiental e conversação de solo; proteção a nascentes; e reserva legal e agroecologia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
Texto: Amanda Amaral
(27) 3136-3491/ 9977-1012
meioambiente.es@gov.br

Assessoria de Comunicação - Incaper
Lorena Fraga
lorenafraga@incaper.es.gov.br
Texto: Glícia Gagno
comunicacao@incaper.es.gov.br

Gerência de Informação e Análise da Seag
Léo Júnior
27 3132-1425 / 3132-1468 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard