25/10/2007 07h20 - Atualizado em 05/10/2016 16h37

Governo do Estado firma Pacto Ambiental com estados da Região Sudeste

O governador Paulo Hartung assinou, na noite desta terça-feira (23), o Pacto Ambiental do Sudeste, durante a cerimônia de abertura do seminário “Mata Atlântica: Cenários e Estratégias de Ação”, realizada no Hotel Ilha do Boi, em Vitória. O documento foi firmado entre os governos da Região Sudeste e representa um compromisso de ações integradas para promover melhorias ambientais, tais como aumento no número de Áreas Protegidas, recuperação de matas ciliares, redução de emissão de gases de efeito estufa, dentre outros itens.

A secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Abaurre, disse que o Pacto é muito importante para o desenvolvimento de ações de recuperação da Mata Atlântica porque tem definidas ações claras e metas específicas.

Seminário

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos de Carvalho, ressaltou a importância do seminário como instrumento de sinergia de forças em prol da Mata Atlântica. “O tempo é o senhor da razão. E ele está nos dizendo que cometemos muitos erros no passado. Hoje precisamos acertar isso e recuperar a Mata Atlântica que sofreu uma grande pressão por conta da ocupação humana”.

Já o secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro, Carlos Minc, afirmou que a integração é fundamental por conta da interligação dos acontecimentos nos estados da região sudeste. ”Tivemos um exemplo de casos de apagão que aconteceram no Espírito Santo e que tiveram a ver com queimadas que estavam acontecendo no Rio de Janeiro. A interligação é muito forte”, salientou.

O secretario de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, Francisco Graziano, por sua vez, foi além e já se comprometeu com uma das metas do Pacto, que tem relação com a Áreas Protegidas. “Em São Paulo, hoje, temos 800 mil hectares em Unidades de Conservação. Vamos criar mais UCs, e avançar com mais 200 mil hectares preservados”, assegurou Graziano.

O seminário prossegue até sexta-feira (26), no Hotel Ilha do Boi, em Vitória. Na programação, mesas redondas, palestras, exemplos práticos, alternativas de conservação, entre outras apresentações, que serão feitas por nomes consagrados da área ambiental.

Assessoria de Comunicação / Seama - Iema
Djeisan Lettieri