Governo do Estado do Espírito Santo
12/12/2008 18h32 - Atualizado em 05/10/2016 16h52

Governo assina acordo para receber doação de US$ 4 milhões do Banco Mundial

O Governo do Estado assina, nesta quinta-feira (11), o acordo de doação de US$ 4 milhões, que será realizada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF – Global Environment Facility), do Banco Mundial, para o Projeto de Conservação e Restauração da Biodiversidade e das Bacias Hidrográficas “Floresta para Vida”.

A solenidade de doação do recurso acontece na sede do Banco Mundial, em Brasília, a partir das 11 horas, e contará com a presença da secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, e do procurador-geral do Estado, Rodrigo Rabello Vieira.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) será o executor do orçamento, que vai fortalecer o projeto de práticas ambientalmente adequadas no uso do solo em duas importantes florestas nativas da Mata Atlântica: as bacias dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória.

Além disso, o “Floresta para Vida” vai melhorar a gestão das bacias hidrográficas, fortalecer os comitês das bacias, e ajudar na elaboração de planos de zoneamento econômico-ecológico para as duas bacias. Também estão na lista de prioridades a proteção de biodiversidade e a gestão das áreas protegidas.

De acordo com a secretária, os cuidados com estas bacias podem promover até mesmo a melhora do abastecimento de água na Região Metropolitana. “Questões levaram a escolha das bacias do Jucu e do Santa Maria. Uma delas é o fato de serem estratégicas para o abastecimento da Grande Vitória”

A iniciativa contribuirá ainda aumentar a renda dos agricultores, porque será respaldada pelo Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que foi regulamentado pelo Governo do Espírito Santo no dia 9 de dezembro.

“A preparação deste projeto foi detalhada e complexa, demorou três anos para ser concluída, e contou com a contribuição não só da Seama, incluindo o Iema, como também do Incaper e de ONGs ambientalistas como Ibil, Ipema e Promar”, pontuou a secretária.

O GFE

O Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) é um instrumento destinado a fornecer doações e financiamento condicional para a obtenção de benefícios ambientais mundiais em seis áreas específicas: mudança climática, diversidade biológica, águas internacionais; poluentes orgânicos persistentes, degradação do solo e destruição da camada de ozônio. O GEF também apóia a ação dos acordos internacionais para combater a desertificação.

Banco Mundial

O Grupo Banco Mundial é uma das agências do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), e presta assistência aos países na elaboração de projetos co-financiados pelo GEF, além de supervisionar a sua execução. A instituição se baseia em sua experiência de investimento nos países elegíveis, com o objetivo de promover oportunidades de investimento e mobilizar o setor privado, além de outros recursos bilaterais, multilaterais, governamentais e não governamentais compatíveis com os objetivos do GEF e das estratégias nacionais de desenvolvimento sustentável.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Dani Klain – (27) 3136-3491/ 9972-4492
E-mail: meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard