07/04/2010 09h29 - Atualizado em 05/10/2016 17h05

Governo apresenta em Minas Gerais ações voltadas para a bacia do rio Doce

Com o tema “Água e Educação – Garantia para o Futuro” acontece desta quarta-feira (07) a sábado (10), a 5º edição do Fórum das Águas do Rio Doce, em Minas Gerais. O evento, que abre espaço à discussão de propostas para os problemas e potencialidades da gestão das águas, visando ao desenvolvimento sustentável da bacia do rio Doce, conta com a realização dos governos do Espírito Santo e de Minas Gerais, além da Prefeitura de Ipatinga.

A abertura oficial teve início às 10 horas desta quarta-feira (07), no Parque de Ipanema, em Ipatinga, com a presença do presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, da presidente do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Pedrosa, da prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, do prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, e de representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e do Comitê da Bacia do Rio Doce, além deputados mineiros e capixabas.

Os projetos do Governo do Estado serão representados em um estande que conta com a participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama), por meio do Iema, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Ações

Entre as principais ações voltadas para a bacia do rio Doce, o Iema irá apresentar para o público do Fórum o projeto ProdutorES de Água, que utiliza recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundágua), provenientes dos royalties de petróleo e gás, a fim de garantir a preservação de mananciais, por meio do mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais.

O ProdutorES de Água utiliza este pagamento como reconhecimento aos proprietários rurais que mantêm florestas estratégicas para a preservação de corpos hídricos. Mais de 50 propriedades já estão cadastradas, atingindo aproximadamente mil hectares, dos quais fazem parte duas sub-bacias do rio Doce: São José e Guandu.

Também serão apresentadas as ações desenvolvidas pelo Projeto Ecoar, que envolve cursos de educação ambiental e seminários de descentralização da educação ambiental, contemplando 11 municípios na bacia do rio Doce.

Serão exemplificados os projetos de recuperação ambiental e convivência com a seca, que irão beneficiar 14 municípios da bacia do rio Doce, por meio do programa de prevenção e combate à desertificação, que está sendo implementado pelo Governo do Estado, por meio do Iema, assim como as ações desenvolvidas pelo Fórum Estadual Permanente de Recursos Hídricos para a gestão compartilhada de conflitos por água.

O Fórum Estadual identificou três microbacias da bacia do rio Doce como prioritárias para programas de ação. As que estão localizadas nos municípios de Santa Teresa, São Roque do Canaã, Colatina, Baixo Guandu e Itaguaçu receberão apoio técnico e financeiro para a construção de barragens que vão ajudar a minimizar os efeitos da desertificação nessas áreas.

Lixo

O Iema também atua como parceiro da Sedurb no projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’, que tem como objetivo erradicar os lixões no Estado, propondo a criação de Consórcios Públicos para Destinação Final Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

Para realizar o projeto, o Espírito Santo foi dividido em cinco regiões: Metropolitana, Doce Leste, Norte, Doce Oeste e Sul. As duas primeiras já destinam os RSU para aterros sanitários privados. A previsão é que o primeiro aterro sanitário na Região Doce Oeste (Condoeste), formado por 16 municípios, esteja em funcionamento em Colatina até o primeiro semestre de 2011.

Durante o Fórum, serão enfatizados os benefícios do “ES sem Lixão”. Entre eles, a promoção da destinação final adequada do lixo; a proteção ambiental do solo, do ar e dos recursos hídricos; a proteção sanitária, evitando a proliferação de doenças; e incentivos a programas de redução e reaproveitamento do lixo municipal.

Juventude rural

O estande capixaba também disponibilizará informações sobre o programa ‘Valorização da Juventude Rural’, projeto da Seag que promove a criação de oportunidades para o crescimento do jovem que reside em comunidades rurais, por meio de ações como a facilitação do acesso desse público a terra, aos meios de produção, à educação tradicional e profissional e às tecnologias e informações.

Além disso, técnicos da Secretaria e sete jovens rurais capixabas beneficiados pelo programa irão participar do Primeiro Encontro Internacional Água e Juventude pelo Rio Doce (EIAJ-Doce), que integra a programação do evento.

O principal intuito do EIAJ-Doce é reunir organizações públicas, privadas, da sociedade civil, universidades, escolas, grupos e redes juvenis, dentre outros, para que desenvolvam ações relacionadas ao meio ambiente, juventude e desenvolvimento. Dentre os outros objetivos estão: a troca de experiências entre os jovens; a divulgação do Pirh-Doce; e organização de uma agenda de trabalho para o ‘Movimento Água e Juventude pelo Doce’, visando a açőes para 2010 – 2011.

As sete vagas disponibilizadas pela Seag para a participação dos jovens capixabas foram distribuídas entre o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), a Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo (RACEFFAES), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes), o Programa Atitude da Juventude Empreendedora (Paje) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Colatina.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein