30/11/2009 09h15 - Atualizado em 05/10/2016 17h04

Gestores ambientais capixabas participam da última fase do curso virtual do Ministério do Meio Ambiente

De segunda (30) a quarta-feira (03), um grupo de 95 gestores ambientais participa do módulo presencial do curso de Licenciamento de Estações de Tratamento de Esgoto e Aterros Sanitários (LIA), promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), como parte do Programa Nacional de Capacitação (PNC). O evento será realizado em Vitória.

As aulas têm início às 8 horas, e acontecem no Centro de Formação Martin Lutero, em Bento Ferreira. Participam do curso técnicos do Iema e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), além de representantes das secretarias de Meio Ambiente de 22 municípios capixabas.

O módulo presencial será ministrado por uma equipe do Iema e contará com visitas técnicas a aterros e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) na Grande Vitória, na quarta-feira (02) e quinta-feira (03).

A coordenadora nacional do PNC, Neuza Borges, é uma das presenças confirmadas nas aulas presenciais. A coordenadora do programa no Espírito Santo, Maria Aparecida Sodré Dias, destaca a importância do módulo como a fase na qual os alunos poderão conhecer melhor os aspectos estaduais do licenciamento de ETEs e Aterros.

“Vamos mostrar o que acontece no Estado e nossas peculiaridades no que diz respeito, principalmente, aos aterros, levando em conta o programa do Governo do Estado ‘ES sem Lixão’”, comentou Maria Aparecida, que também compõe a Comissão Especial de Gestão Ambiental Municipal (Cegam) do Iema.

O curso

O Curso de Licenciamento Ambiental à Distância, com duração de 170 horas, teve início no dia 24 de agosto e, este ano, está voltado para Estações de Tratamento de Esgoto e Aterros Sanitários.

O aprendizado é composto por três módulos, sendo que o presencial é o último deles. Os participantes já realizaram as aulas virtuais das etapas “Básico sobre Licenciamento” e “Específico sobre Licenciamento Simplificado de ETE e Aterros”. Para isso, o MMA utilizou a Plataforma Modle, software que se destina à criação de comunidades on-line voltadas para o ensino, como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Gestores ambientais de 17 estados brasileiros, que firmaram convênio no âmbito do PNC, participam do curso e os que completarem todas as etapas receberão um certificado do MMA.
O LIA conta com o gerenciamento do Departamento de Coordenação do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), em parceria do Instituto do Banco Mundial. O PNC foi criado em 2005, com o objetivo de capacitar gestores ambientais em apoio ao Fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).

Mais informações podem ser obtidas no telefone (27) 3325-4188.

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein